Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Escolas indígenas de Tocantinópolis são pioneiras na criação de Grêmios Estudantis
    Povos Tradicionais

    Escolas indígenas de Tocantinópolis são pioneiras na criação de Grêmios Estudantis

    Por Núbia Dourado25 de agosto de 20222 minutos de leitura

    Objetivo é dar oportunidade e conhecimento ao formar jovens líderes estudantis

    Pensando no protagonismo juvenil e na gestão participativa da comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem incentivado a organização dos grêmios estudantis em toda a rede estadual de ensino. O objetivo é dar oportunidade e conhecimento ao formar jovens líderes estudantis, para que reivindicações sejam realizadas de forma adequada e eficaz.

    Neste contexto, a Seduc tem realizado nas cidades-sede das 13 Diretorias Regionais de Educação, diferentes formações direcionadas aos grêmios estudantis, com temáticas como, Princípios da Educação em Direitos Humanos. Estes momentos formativos possibilitam aos integrantes o sentimento de confiança e de autonomia com responsabilidade e orientação educacional.

    Um grande marco foi a criação dos grêmios estudantis indígenas. As escolas Mãtyk e Tekator de Tocantinópolis são as pioneiras a aderirem a esse movimento, ao incentivarem jovens indígenas a criarem um grêmio estudantil, proporcionando aos estudantes mais conhecimento sobre o processo educacional presente na unidade e dando voz aos membros do grêmio.

    Para o articulador estadual dos grêmios estudantis da Seduc, Júlio César da Rocha, a implantação dos grêmios em escolas indígenas é importante para articulação da diversidade cultural e ampliação do protagonismo juvenil dentro e fora do ambiente escolar.

    A presidente do Grêmio Estudantil da Escola Indígena Tekator, Maria Eduarda Dias Oliveira Apinajé, relatou sua satisfação em poder exercer essa função. “Com o lema, Força Jovem, irei representar meus colegas em busca de melhorias para todos nós”.

    O jovem Jailson Sotero Apinajé, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Indígena Mãtyk contou estar animado para representar os alunos. “Estamos animados, com certeza uma grande oportunidade para buscar melhorias para escola”.

    Apesar dos desafios para articulação e instalação do primeiro grêmio estudantil, a orientadora educacional da Escola Indígena Mãtuk, Josilda da Cruz Vila Nova, contou estar confiante na atuação do grêmio. “Acredito que através do grêmio nossos alunos farão a diferença e conseguirão melhorias e mudanças importantes para as práticas escolares”, afirmou Josilda.

    Implantação de Grêmios

    No início de 2022, existiam cerca de 60 grêmios estudantis instituídos nas escolas estaduais do Tocantins. Depois de um intenso trabalho desenvolvido pela Seduc, a rede estadual de ensino conta agora com mais de 400 grêmios nas unidades escolares. No Tocantins, a Lei Estadual nº 763, de 26 de junho de 1995, regulamenta e dá legitimidade a essas organizações formadas pelos estudantes.

     

    Fonte: Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorDe Papo com Núbia Dourado desembarca em São Luís para novas gravações
    Próximo artigo Líderes em Movimento está com as inscrições abertas

    Leia Também

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026

    Campanha solidária arrecada doações para famílias atingidas por incêndio na Aldeia Canoanã

    19 de setembro de 2026

    Bancada Indígena 2026 fortalece representatividade dos povos originários nas eleições

    24 de agosto de 2026

    Eleições 2026 registram número recorde de candidaturas indígenas no Brasil

    21 de agosto de 2026

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Empreendedores tocantinenses participam do GAFFFF e ampliam conexões no agronegócio

    Por Redação3 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Eleições do CNPC superam 14 mil inscrições e reforçam participação da sociedade na cultura

    3 de outubro de 2026

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.