A comitiva do Governo do Tocantins encabeçada pelo governador Wanderlei Barbosa segue participando da programação da E-Governance Conference, maior evento de governo digital do mundo. Em Tallinn, capital da Estônia, o Chefe do Executivo ressaltou que o Estado vai adquirir novas tecnologias para serviços integrados e também fez registro diplomático com a primeira-ministra do país, Kaja Kallas, e demais autoridades locais.
“Estamos aqui participando de palestras e de diálogos importantes, mas o mais importante é o que podemos levar daqui: os programas que podem fazer a integração dos serviços públicos do Tocantins. Essa é a nossa busca, servir bem o tocantinense. Missão do nosso Governo. Por isso, estamos aqui para fazer esse trabalho e estabelecer contatos que possam levar o crescimento tecnológico do nosso Estado”, enfatizou o governador.
Wanderlei Barbosa afirmou ainda que a comitiva do Governo do Tocantins está buscando soluções e serviços digitais para melhorar a eficiência da administração pública tocantinense, mas que a gestão já vem trabalhando nesse sentido. Alguns desses serviços já são digitalizados no Tocantins, como a Posse Digital para servidores comissionados e a realização de Boletim de Ocorrência on-line, dentre outros.
Serviços integrados
Para o presidente da Agência de Tecnologia da Informação, Alirio Felix Martins Barros, o Tocantins avança muito com essa oportunidade de conhecer novas tecnologias para setores como Saúde, Educação e Segurança. “Estamos conhecendo as melhores práticas para a transformação digital e uma mensagem que foi dada hoje pela a primeira-ministra da Estônia foi a necessidade de fazer esses serviços simples, ágeis e confiáveis para a população do nosso Estado”, informou.
Nesse sentido, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou novamente a necessidade de serviços integrados e digitalizados entre pastas, diminuindo a quantidade de papéis nas repartições e promovendo a celeridade dos processos. “Já estamos fazendo a digitalização dos nossos serviços, mas nosso objetivo é a integração para servir bem a população tocantinense”, expressou Wanderlei Barbosa.
Evento na Estônia
A 9ª edição da E-Governance Conference, na Estônia, país do leste europeu, reúne lideranças de todo o mundo entre os dias 28 e 30 de maio. Além disso, serão realizadas visitas técnicas às principais empresas e às instituições governamentais digitais do país. A Estônia possui um ecossistema de empreendedorismo e inovação com mais de 1.400 startups cadastradas – a maior concentração de startups per capita na Europa.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO