Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Mais de 1000 metros de redes e outros materiais usados em pesca predatória são apreendidos no Cantão
    Natureza

    Mais de 1000 metros de redes e outros materiais usados em pesca predatória são apreendidos no Cantão

    Por Núbia Dourado27 de julho de 20202 minutos de leitura

    Ação de fiscalização realizada pelo Naturatins e Polícia Militar Ambiental foi realizada durante esta semana na Área Estadual de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, no município de Araguacema; os alvos da operação foram o distrito Senhor do Bonfim, Assentamento Santa Clara, Tarumã e os rios Caiapó, Piranha e Araguaia.

    Mais de 1.100 metros de redes de diversas malhas foram retirados de rios da região que compõe a Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, no município de Araguacema. Além das redes, também foram apreendidos outros materiais usados em pesca predatória, como tarrafas, zagaias e arapuca. A apreensão foi feita durante operação de fiscalização para coibir ilícitos praticados contra o meio ambiente, entre os dias 21 e 24.

    A operação foi realizada pelos agentes da APA Ilha do Bananal/Cantão, servidores do Parque Estadual do Cantão e do Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPMA) de Ceseara, parceiro do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em todas as ações fiscalizatórias na região. Os alvos da operação foram o distrito Senhor do Bonfim, Assentamento Santa Clara, Tarumã e os rios Caiapó, Piranha e Araguaia.

    A ação de fiscalização foi coordenada pela supervisora da APA Ilha do Bananal/Cantão, Aline Vilarinho. Ela informou que o objetivo foi coibir a pesca predatória, fiscalizar o rio Caipó, no âmbito do acordo de pesca, além de atender a denúncias realizadas através do Linha Verde. “Durante as abordagens, orientamos pescadores amadores e o público em geral sobre a necessidade de possuir licença de pesca amadora e sobre as restrições previstas em legislação” reforçou a supervisora.

    Ainda de acordo com Aline Vilarinho, fiscalizações na APA são rotineiras, sempre com a finalidade de coibir os crimes ambientais. “E nessa época do ano, também reforçamos as orientações em relação ao lixo produzido por eles, que deve ser recolhido e levado de volta para ser descartado da maneira correta fora da APA e também sobre o uso de fogo, principalmente às margens dos rios”, complementa.

    Os materiais apreendidos estão retidos na unidade do Naturatins, município de Araguacema. Ninguém foi autuado durante a operação.

    Linha Verde

    Qualquer cidadão pode fazer denúncias de crimes ambientais de forma anônima e gratuita utilizando os canais do Naturatins. Basta acessar o site naturatins.to.gov.br  e clicar em Linha Verde ou ainda ligar para o número 0800-63-1155. O sigilo do denunciante é garantido, mas é necessário que seja fornecida a localização e o tipo de ocorrência.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTeatro em Casa: Inscrições abertas para profissionais de artes cênicas no Tocantins
    Próximo artigo IVM/EGP abre inscrições para curso a distância de “Elaboração de Referência para Contratação no Serviço Público”

    Leia Também

    Mais de mil turistas visitam as Dunas do Jalapão durante feriado prolongado

    24 de abril de 2026

    Iniciativa une capacitação e consciência ambiental com foco na moda do Cerrado

    23 de abril de 2026

    Naturatins chega aos 37 anos com foco em inovação e preservação

    22 de abril de 2026

    Parceria entre Semarh e Naturatins marca novo avanço na gestão ambiental

    16 de abril de 2026

    Naturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026

    14 de abril de 2026

    União entre Estado e setor produtivo eleva Tocantins ao topo ambiental

    10 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    Por Redação29 de abril de 2026

    Mostra destaca riquezas naturais e culturais do Tocantins em exposição fotográfica

    29 de abril de 2026

    “Da Aldeia à Universidade”concorre ao Prêmio Grande Otelo e busca apoio do público

    29 de abril de 2026

    Mulheres empreendedoras transformam a Assembleia em vitrine de oportunidades

    28 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.