Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Governo do Estado comemora fortalecimento do turismo com o Festival Gastronômico de Taquaruçu
    Turismo

    Governo do Estado comemora fortalecimento do turismo com o Festival Gastronômico de Taquaruçu

    Por Núbia Dourado1 de setembro de 20232 minutos de leitura

    Arroz Sirigado, ou Maria Isabel, um prato simples à base de arroz e carne de sol é a principal memória afetiva culinária do secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho. Já a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ressalta sua lembrança da comida feita em banha de porco por sua avó.

    É assim, apostando na valorização dos afetos e no resgate da história de Palmas que o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) chega a sua 17ª edição. O lançamento oficial do evento que já está consolidado como referência cultural e turística da Capital ocorreu na noite de quarta, 30, no restaurante 4Zero2. A programação será realizada entre 6 e 10 de setembro.

    Ao representar Wanderlei Barbosa no evento, Hercy Filho deixou a mensagem do Governador quanto à sua satisfação ao ver o crescimento do Festival e valorização dos atrativos turísticos do distrito. “Taquaruçu já é uma referência turística nacional”, ressaltou o secretário ao elogiar as novidades deste ano para o FGT.

    Mudanças

    A prefeita Cinthia Ribeiro lembrou o aprimoramento do Festival a cada edição, no intuito de atender as expectativas do público e dos empreendedores participantes. Para esta edição, foi criado um hotsite para acesso a todos os pratos selecionados. Por meio de um aplicativo, o público poderá escolher o seu preferido e pagar via Pix. Reduzir filas e otimizar o tempo é a meta.

    A chef Miriam Tavares, de Palmas, que participa do FGT pela sexta vez, com o prato doce Fervedouro Crocante acredita que o sistema de pedidos e pagamentos será muito benéfico para os participantes. “Vai ser show”, comemorou.

    Outra mudança importante, anunciada pelo presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis, é a mudança da configuração da estrutura, que ampliou as áreas de distribuição de mesas para consumo dos pratos.

    O gestor também apresentou a nova marca do Festival e o mascote Chambuquito, uma arara azul que vai comunicar de forma lúdica aos visitantes informações sobre a programação, os pratos e os produtos típicos do Cerrado que formam a base das receitas a disposição do público.

    Programação

    O Festival Gastronômico de Taquaruçu contará ainda com a Cozinha Show, com participações de chefs locais e nacionais, premiação dos melhores pratos, de acordo com avaliação de jurados e shows musicais para todos os gostos, com músicos regionais e estrelas como Almir Sater, Ana Carolina e grupo SPC.

    FONTE: SECOM/Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorI Semana do Design de Palmas terá oficinas e apresentação cultural, neste final de semana
    Próximo artigo Tocantins recebe 87 milhões para investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares federais

    Leia Também

    Comtur reúne representantes e debate ações para fortalecer o turismo de Palmas

    13 de agosto de 2026

    Palmas Férias leva lazer, cultura e entretenimento à Praia da Graciosa

    25 de julho de 2026

    Porto Nacional leva história e legado do Padre Luso à ExpoCatólica

    25 de julho de 2026

    Praias de Palmas terão atividades esportivas gratuitas para todas as idades neste fim de semana

    24 de julho de 2026

    Rashid e exposição de carros antigos são destaques do Palmas Férias neste fim de semana

    23 de julho de 2026

    Esporte e diversão agitam as praias de Palmas durante o fim de semana

    21 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Sebrae Tocantins realiza IV Seminário de Governança com foco em estratégia e desenvolvimento dos pequenos negócios

    Por Redação17 de agosto de 2026

    Sabores do Tocantins são protagonistas em evento promovido pelo Sebrae

    17 de agosto de 2026

    Missão técnica do Sebrae Tocantins destaca iniciativas inovadoras em educação no Ceará

    17 de agosto de 2026

    Artesãos do Tocantins podem se inscrever para exposição inédita em Brasília

    17 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.