Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Geral»Tocantins recebe 87 milhões para investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares federais
    Geral

    Tocantins recebe 87 milhões para investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares federais

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado1 de setembro de 20233 minutos de leitura

    Uma parte das despesas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), deste ano, está com o custeio garantido, por meio de emendas parlamentares da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, que foram alocadas no Orçamento da União de 2023. Nesta quinta-feira, 31, foram liberados R$ 87.597.362,00.

    A verba é destinada ao custeio dos Serviços de Atenção Especializada em Saúde, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de liberação de emendas parlamentares federais começa com a indicação dos recursos ao órgão gestor da verba, neste caso, o Ministério da Saúde. Posteriormente, é apresentado o plano de trabalho e firmado o convênio. O Governo do Tocantins cumpriu todas as etapas e, agora, o recurso foi liberado.

    O governador Wanderlei Barbosa destacou que a saúde é uma das áreas mais desafiadoras da gestão e que está sendo priorizada na busca por novos recursos. ‘’Para oferecer um atendimento em saúde pública de qualidade, vivemos desafios diários e é por essa razão que a nossa busca por soluções é constante. Os recursos destinados pelos deputados federais e senadores é resultado do diálogo que construímos para que o tocantinense seja o grande beneficiado”, afirmou o governador.

    O secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Mazini, afirmou que outros recursos federais podem ser destinados ao Tocantins, em breve, devido ao diálogo com a bancada federal. “O alinhamento do governador Wanderlei Barbosa com os parlamentares está possibilitando que os principais gargalos orçamentários do Tocantins possam contar com o apoio do Governo Federal para serem sanados. Já estamos no período de planejamento para a LOA [Lei Orçamentária Anual] de 2024 e o Estado já está se preparando para obter o apoio da bancada”, ressaltou.

    De acordo com a coordenadora da bancada federal do Tocantins, senadora Professora Dorinha, que também é vice-líder do Governo Federal no Senado, o esforço coletivo da bancada tem proporcionado resultados como esse. “A coordenação da bancada não mediu esforços para que o pagamento ocorresse o mais rápido possível, para atender a população na área da saúde. A bancada federal vem atuando de forma unida com o Governo do Tocantins e as prefeituras, para que a gente possa atender bem a nossa população em uma área tão estratégica que é a saúde”, esclareceu a senadora.

    Aplicação dos recursos

    Os Serviços de Atenção Especializada em Saúde são organizados em duas categorias, sendo elas: a média complexidade, na qual estão os serviços encontrados em hospitais direcionados ao atendimento por médicos especialistas (pediatria, ortopedia, entre outros); e a alta complexidade, na qual se encaixam os serviços dos hospitais de grande porte, aparelhados com centro cirúrgico, leitos de UTI, tecnologia de ponta e atendimentos avançados.

    O secretário de Estado da Saúde interino do Tocantins, Paulo César Benfica, esclareceu que os recursos vão possibilitar a ampliação dos atendimentos. “Estes recursos chegam em um momento muito importante, pois o Estado terá suporte para o custeio da saúde especializada. A destinação das emendas, por parte dos parlamentares, mostra o comprometimento de cada um, com cuidado da população tocantinense. Agradecemos o olhar humanizado e reiteramos que o valor será investido para um Sistema Único, ainda melhor, para atender as demandas da população dependente da saúde pública”, concluiu o secretário.

    FONTE: SECOM/Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno do Estado comemora fortalecimento do turismo com o Festival Gastronômico de Taquaruçu
    Próximo artigo Jovens do Tocantins são capacitados em gestão de projetos para a mitigação das mudanças climáticas

    Leia Também

    UniCatólica recebe apresentação da peça In Front de Nós

    21 de outubro de 2025

    Caminhada Outubro Rosa reúne centenas de mulheres em Palmas e reforça compromisso do Governo do Tocantins com a prevenção e a saúde feminina

    14 de outubro de 2025

    Governador Laurez Moreira celebra 37 anos do Tocantins e reafirma compromisso com um futuro de progresso e oportunidades

    5 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto estreia turnê nacional com apresentação gratuita em Palmas no sábado, 04

    1 de outubro de 2025

    Sustentabilidade e tradição marcam a Festa da Colheita do capim-dourado no Jalapão

    16 de setembro de 2025

    Tocantins lidera produção de grãos no Norte e colhe 9,17 milhões de toneladas

    15 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    STF autoriza retorno de Barbosa ao comando do Executivo estadual

    Por Redação5 de dezembro de 2025

    Empresas parceiras do Instituto Coca-Cola Brasil têm cerca de 20 vagas abertas na região Norte

    5 de dezembro de 2025

    Audiovisual tocantinense ganha impulso com aprovação de proposta de R$ 12 milhões

    3 de dezembro de 2025

    1ª  Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia irá reunir artesãs indígenas e quilombolas na hall da Assembleia  no próximo dia 09

    3 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.