Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Turismo»Governo do Estado comemora fortalecimento do turismo com o Festival Gastronômico de Taquaruçu
    Turismo

    Governo do Estado comemora fortalecimento do turismo com o Festival Gastronômico de Taquaruçu

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado1 de setembro de 20232 minutos de leitura

    Arroz Sirigado, ou Maria Isabel, um prato simples à base de arroz e carne de sol é a principal memória afetiva culinária do secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho. Já a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, ressalta sua lembrança da comida feita em banha de porco por sua avó.

    É assim, apostando na valorização dos afetos e no resgate da história de Palmas que o Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) chega a sua 17ª edição. O lançamento oficial do evento que já está consolidado como referência cultural e turística da Capital ocorreu na noite de quarta, 30, no restaurante 4Zero2. A programação será realizada entre 6 e 10 de setembro.

    Ao representar Wanderlei Barbosa no evento, Hercy Filho deixou a mensagem do Governador quanto à sua satisfação ao ver o crescimento do Festival e valorização dos atrativos turísticos do distrito. “Taquaruçu já é uma referência turística nacional”, ressaltou o secretário ao elogiar as novidades deste ano para o FGT.

    Mudanças

    A prefeita Cinthia Ribeiro lembrou o aprimoramento do Festival a cada edição, no intuito de atender as expectativas do público e dos empreendedores participantes. Para esta edição, foi criado um hotsite para acesso a todos os pratos selecionados. Por meio de um aplicativo, o público poderá escolher o seu preferido e pagar via Pix. Reduzir filas e otimizar o tempo é a meta.

    A chef Miriam Tavares, de Palmas, que participa do FGT pela sexta vez, com o prato doce Fervedouro Crocante acredita que o sistema de pedidos e pagamentos será muito benéfico para os participantes. “Vai ser show”, comemorou.

    Outra mudança importante, anunciada pelo presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Giovanni Assis, é a mudança da configuração da estrutura, que ampliou as áreas de distribuição de mesas para consumo dos pratos.

    O gestor também apresentou a nova marca do Festival e o mascote Chambuquito, uma arara azul que vai comunicar de forma lúdica aos visitantes informações sobre a programação, os pratos e os produtos típicos do Cerrado que formam a base das receitas a disposição do público.

    Programação

    O Festival Gastronômico de Taquaruçu contará ainda com a Cozinha Show, com participações de chefs locais e nacionais, premiação dos melhores pratos, de acordo com avaliação de jurados e shows musicais para todos os gostos, com músicos regionais e estrelas como Almir Sater, Ana Carolina e grupo SPC.

    FONTE: SECOM/Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorI Semana do Design de Palmas terá oficinas e apresentação cultural, neste final de semana
    Próximo artigo Tocantins recebe 87 milhões para investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares federais

    Leia Também

    Turismo em pauta: Laurez Moreira articula ações com o trade para alavancar o setor no Tocantins

    20 de setembro de 2025

    Pesquisa aponta que 94,5% dos turistas querem retornar às praias do Tocantins na próxima temporada

    19 de agosto de 2025

    Tocantins será destaque em feirão nacional de turismo em São Paulo

    18 de agosto de 2025

    Naturatins promove revitalização do Parque Estadual do Lajeado para garantir segurança e conforto aos visitantes

    31 de julho de 2025

    Sucesso de público e animação: Miracaxi 2025 reuniu mais de 50 mil foliões em Miracema com apoio do Governo do Tocantins

    21 de julho de 2025

    Com apoio do Governo do Tocantins, Praia do Coco impulsiona turismo e economia em Babaçulândia na Temporada de Praia 2025

    18 de julho de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.