Encerrando sua jornada pelo Norte, “Gotas de Saberes” chega a Palmas com patrocínio do Basa, levando histórias, memória e a força dos povos originários.
O espetáculo roraimense “Gotas de Saberes”, da Cia Arteatro, encerra sua participação na Circulação Rouanet Norte com duas apresentações gratuitas em Palmas (TO), na próxima terça-feira, dia 25 de novembro, na Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol (Taquaralto). As sessões serão às 14h30 e às 19h30, com entrada franca. A circulação é contemplada pelo Programa Rouanet Norte e conta com patrocínio do Banco da Amazônia, levando o trabalho da companhia aos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Tocantins.
Palmas é a última cidade a receber o espetáculo. Encerrando sua jornada pelo Norte, a Cia Arteatro reafirma sua missão de democratizar o acesso à cultura, priorizando territórios periféricos, quilombolas e indígenas, levando o teatro para além dos grandes centros urbanos. “É extremamente gratificante termos o apoio do Banco da Amazônia, nos possibilitando fazer essa circulação por vários estados, que é o que o artista mais quer, poder levar o espetáculo para públicos diversos. Finalizar essa circulação em Palmas é muito simbólico para nós. Acreditamos profundamente que a arte precisa chegar onde ela quase nunca chega. Essa trajetória pelo Norte reafirma nosso compromisso com a ancestralidade, com o território e com o direito à cultura”, destaca o diretor Márcio Sergino.
Criado a partir das vivências pessoais e ancestrais de Anderson Nascimento, Márcio Sergino e Silmara Costa, o espetáculo infantil apresenta histórias do povo Macuxi por meio da linguagem cênica e da contação de histórias. No palco, personagens como Timbó, Onça Zeleida, Jabuti e Camarão Pajé, interpretados por Aravis, Silmara Costa e Márcio Sergino, conduzem o público por narrativas que celebram a identidade amazônica e a força dos saberes tradicionais.
Com 40 minutos de duração, acessibilidade em Libras e classificação livre, “Gotas de Saberes” conquistou prêmios como Melhor Espetáculo e Melhor Ator (Anderson Nascimento) no XVI Festival de Teatro da Amazônia, além do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras na categoria infantojuvenil.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Márcio Sergino
Consultoria em Direção e Dramaturgia: Marcio Marciano
Texto: Anderson do Nascimento, Silmara Costa, Márcio Sergino
Dramaturgia: Marcio Marciano
Elenco: Aravis, Márcio Sergino e Silmara Costa
Produção executiva: Pam Menezes Duarte
Percussão e Apoio: Márcio Sergino
Pesquisa Musical e Sonora: Victor Manoel
Cenografia e Concepção do Figurino: Cia Arteatro
Iluminação: Baronso Lucena
Adereços e Elementos Cenográficos: Paulo Trindade
Costureira: Graça de Paula
Pintura indígena corporal e dos figurinos: DoneS’Aunuru
Fotografia: Pablo Felippe
Assessoria de Comunicação: Gersika Nascimento/ Puraqui Press
Arte Gráfica: Julhy Van Den Berg
Comunicação Digital: Arraia.br
Produção em Palmas-TO: Cinthia Abreu e Ana Kamila Castaño
Assessoria de Imprensa e Mídia Digital: Cinthia Abreu e Shelsea Lima
Fotografia: Ronalda Pinto
Equipe Administrativa Financeira:
Gestora Financeira de Projetos: Izabel Grande
Assessoria em Gestão de Projetos Culturais: Três Calados – Cia de Produção Criativa.
Programa Rouanet Norte, Lei Federal de Incentivo à Cultura | Patrocinador Oficial: Banco da Amazônia | Realização: Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.


DEIXE O SEU COMENTÁRIO