Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Inscrições Abertas: 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins – Veja a Programação Completa
    Agenda Cultural

    Inscrições Abertas: 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins – Veja a Programação Completa

    Por Núbia Dourado26 de novembro de 20245 minutos de leitura

     Evento reunirá especialistas para debater estratégias de fortalecimento cultural, geração de renda e inclusão social nos dias 29 e 30 de novembro, em Palmas, paralelo a uma programação cultural, realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

     

    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promoverá nos dias 29 e 30 de novembro o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, com o tema “Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local”. O evento será no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e busca destacar o papel transformador da criatividade e da inovação no fortalecimento do desenvolvimento econômico, com foco na geração de renda, inclusão social e preservação sustentável dos recursos culturais e naturais. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário.

    A programação está diversificada e envolve palestras, painéis e apresentações culturais. No período da manhã, temas como “O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios”, ministrada por Lala Deheinzeli (SP), promoverão o debate e a troca de experiências com os agentes culturais locais. À tarde, assuntos como fortalecimento do desenvolvimento local através da economia também serão abordados, com participação de especialistas e convidados.

    No sábado, painéis como “Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional” e “Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa” reunirão profissionais como Ciça Pereira (SP) e Aíla Campos (PA), além de representantes de projetos e iniciativas locais. O período vespertino será marcado por debates sobre o mercado audiovisual e soluções criativas na era digital, com palestras de profissionais como Daniel Jarber (MG) e La Mina (RJ). O encerramento do seminário ficará por conta de uma roda de capoeira, seguido do cortejo do Taboka Grande até a Praça dos Girassóis, onde acontece uma programação artística especial que inicia em 28 de novembro e segue até 1º de dezembro, em um palco montado em frente ao Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, com shows abertos ao público.

    Como se inscrever para o seminário?

    Para se inscrever no 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, os interessados devem preencher um formulário on-line com informações como nome completo, contatos, e-mail, área de atuação e município. Também é possível indicar se representa alguma instituição, selecionar identidade de gênero e informar se pertence a comunidades tradicionais ou se possui alguma deficiência, com espaço para detalhar necessidades específicas. Além disso, o participante deve confirmar a presença e autorizar o uso de imagem e voz para registros do evento. Acesse o link do Formulário de Inscrição para garantir sua vaga.

    Confira a programação:

    1° Seminário de Economia Criativa
    Data: 29 e 30 de novembro
    Local: Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

    29/11 – Sexta-feira
    Manhã

    8h às 9h: Recepção

    8h30 às 9h15: Abertura oficial com a apresentação cultural

    9h30 às 11h: Palestra O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios, com Lala Deheinzeli (SP), seguida de roda de conversa com Tião Pinheiro (Secult) e Cícero Belém (MinC)

    11h30 às 13h: Painel Música e Mercado: Desafios e Estratégias para Romper a Bolha da Indústria Musical, com mediação de Luiz Chaffin (GO)

    Convidados: Fábio Rocha (Banda Trio Bacana), Dorivã Borges (músico) e Malusa (cantora e compositora)

    Tarde

    14h às 16h: Painel Caminhos para a Valorização da Produção Cultural, com mediação de Cláudia Roberta (Cerrado Criativo/TO)

    Convidados: Celina Soares (Sebrae-TO), Dayane Fernandes (Coordenadora de Cultura de Porto Nacional) e Luara Aquino

    16h: Apresentação cultural

    16h30 às 18h: Painel Fortalecimento do Desenvolvimento Local por Meio de Projetos Socioculturais, com mediação de Antônio Miranda

    Convidados: Andrea Lambertucci (Varandas do Jalapão), Marcela Pultrini e Flávia Rodrigues (Circo Os Kaco), Márcio Bello (Tambores do Tocantins) e Filemon Amorim (Presidente da Fequajuto)

    18h: Apresentação cultural

    30/11 – Sábado
    Manhã

    8h às 9h: Recepção 8h30: Apresentação cultural e intervenção artística

    9h às 10h30: Painel Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional por Meio da Economia Criativa, com Ciça Pereira (SP)

    Convidados: Rafaela Karajá (Funai), Célio Canela (Diretor de Cultura da Sepot) e Professora Maria Santana (UFT)

    10h30 às 11h: Apresentação cultural

    11h às 12h30: Painel Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa, com Aíla (PA)

    Convidadas: Renata Brum (Projeto Mãos Arteiras), Lara Faez (artista plástica), Fabiana Bezerra (BioJóias), Ester Monteiro e Giovana Kurovski (TrupeAçu)

    Tarde

    14h às 15h30: Painel Fortalecendo a Cadeia Produtiva Audiovisual: Desafios e Estratégias para um Mercado Sustentável, com Daniel Jarber (MG)

    Convidados: Alfredo Bertini (PE) e André Araújo (Produtora Super 8)

    15h30: Apresentação cultural

    15h45 às 17h15: Painel Ilustração, Designer e Videomapping: Soluções Criativas na Era Digital, com La Mina (RJ) e Jéssica Pezenti (TO)

    Convidados: Luiz Izidoro (videomapping e VJ) e Adrians (designer)

    17h15 às 18h45: Palestra de encerramento “Se Você Pudesse Escolher Hoje o que Fazer pelo Resto da Vida, o que Seria?”, com Ana Ribeiro (MA)

    18h45: Apresentação cultural

    Confira também as atrações artísticas da programação cultural, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro

    28/11 – Abertura:
    19h – Tambores do Tocantins
    20h – AmazoniCanToria
    21h30 – Zé Geraldo
    23h – 3 Tons de Preto

    29/11
    18h – Everton dos Andes
    19h – Vozes de Ébano
    20h30 – Vozes do Cerrado
    22h30 – Geraldinho Lins
    00h – Baião D2

    30/11
    18h – Taboka Grande
    19h – Lucimar
    20h – Dorivã
    21h30 – Nilson Chaves
    23h – Luiz Tupiniquim e Banda
    00h – Paulinho Braga e Banda

    01/12 
    18h – Eletra
    19h – Impacto Latino
    20h – Matheus Mancine
    21h – Marlon e Muriel
    22h – Trio Bacana
    23h – Chico ChoKolate e Pedra de Fogo

    Fonte: Ascom Secult

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjeto Portal Amazônico leva oficina de rabeca de buriti para estudantes de escola pública de Palmas
    Próximo artigo Governo do Tocantins encerra 2ª edição do projeto Conecta Jovem com mais de 800 atendimentos prestados

    Leia Também

    Projeto Roda Literária lança livro sobre memória e identidade do povo de Canudos nesta sexta, 17

    16 de abril de 2026

    Dia do Circo é celebrado com incentivo à arte e à cultura

    27 de março de 2026

    Projeto Roda Literária 2026 tem inscrições abertas por meio de edital simplificado

    27 de março de 2026

    Paisagismo de Divino Alcan conecta memória e sustentabilidade em exposição no Ibirapuera

    27 de março de 2026

    Seminário marca celebração do Dia Mundial da Água em Palmas nesta quarta-feira, 25

    24 de março de 2026

    Semana da Água no Tocantins começa com apresentação do processo completo de recuperação de nascentes

    24 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.