Inaugurada em agosto do ano passado, a Aman Galeria de Arte comemora seu primeiro aniversário celebrando sua atuação no cenário das artes visuais na capital tocantinense com a Exposição Coletiva “Amanhecer”, que terá início em 22 de setembro e seguirá até outubro. A mostra comercial reunirá obras inéditas disponíveis para compra, todas elas fazendo parte do portfólio de cinco artistas regionais que atualmente são residentes da galeria: Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves, Sérgio Lobo e Solange Alves, além de obras originais do artista Antônio Poteiro.
A trajetória da AMAN tem se destacado por diversos eventos e exposições que transformaram o cenário artístico da cidade. Oficinas, bate-papos, workshops e encontros reuniram diferentes artistas que ocuparam a galeria para discutir literatura, dançar, criar música, pintar e até mesmo praticar yoga. Foram eventos destinados a adultos, crianças, artistas, estudantes e à toda a comunidade palmense de um modo geral. A diversidade de iniciativas, públicos e olhares é a marca da Aman nesse seu primeiro ano.
Nestes dozes meses , a galeria não apenas comercializou obras, mas também aproximou a população de Palmas da arte, tornando-se uma segunda casa para os artistas que utilizaram o ambiente da Aman para realizar uma variedade de eventos.
No primeiro semestre deste ano a galeria sediou a intensa programação gratuita e aberta ao público do Festival Calorosa. Com temas como moda, música e dança, os eventos celebraram a Semana Fashion Revolution, um movimento global que busca conscientizar e incentivar a moda a adotar práticas sustentáveis.
Para explorar as interseções entre a tonalidade na música e nas artes plásticas, a AMAN também foi anfitriã do workshop “Os tons que compõem a arte”, ministrado por Maria Hellena, instrumentista, cantora, educadora e fundadora do Studio Spalla, com a participação da artista visual e professora de dança Leoa do Norte.
Ainda este ano, a galeria serviu de palco para o Calorosa Dança, recebendo bailarinos da Verbo Dance e do Ballet Popular do Tocantins. Com o intuito de mesclar temáticas, a galeria abrigou o lançamento do livro “Fruta Temporã” da escritora Gislene Camargos, como parte da programação da Exposição Coletiva de Arte “Siga seu Coração”. O encontro entre a escritora e a artista plástica Lara Faez trouxe à tona uma profunda reflexão sobre a fertilidade e a capacidade criativa feminina, transcendendo os limites tradicionalmente associados a esses conceitos, em meio às obras de artistas femininas.
Durante seu primeiro ano, a AMAN Galeria de Arte destacou-se por uma série de exposições. Tudo começou com “Aconchego”, uma celebração do talento de artistas locais do Tocantins. Neste período, a galeria também apresentou “Solo Arte”, uma coleção de tapetes artesanais criados pelas artistas Nícia Prado e Ruth Pedreira. Em julho, a mostra “HabitArte” revelou como as obras de arte podem transformar a decoração de espaços, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir peças únicas para suas casas. Já a Mostra Acervo AMAN reuniu uma seleção rica de pinturas em tela, xilogravuras e esculturas, proporcionando uma excelente chance para os amantes da arte adquirirem obras excepcionais de artistas renomados.
Com o objetivo de introduzir as crianças ao mundo da arte, o Clubinho da Aman ofereceu uma série de atividades culturais no ano passado, incluindo leituras de livros infantis, oficinas de aquarela e contação de histórias. E ainda em 2022, a galeria apresentou a exposição “Galeria Alegria”, que exibiu obras de jovens artistas tocantinenses, proporcionando visibilidade a novos talentos.
Idealizada pelas empresárias Nicia Prado e Kelly Souza, a AMAN nasceu com o objetivo de promover exposições de artistas contemporâneos e oferecer uma programação cultural diversificada, incluindo aulas de pintura, workshops e atividades relacionadas à arte terapia.
“Estamos muito orgulhosas por tudo que fizemos. Somos hoje o espaço referência em arte na cidade. Nos tornamos a segunda casa dos artistas palmenses e abrimos nossas portas para a comunidade, oferecendo aulas experimentais gratuitas de desenho, aquarela e pintura em tela, permitindo que o público em geral pudesse ter esse contato com diferentes materiais e técnicas artísticas”, explica Kelly.
Para Nicia, a galeria tem foco constante na difusão e valorização do acervo comercial e busca estabelecer uma cultura artística na cidade, e enriquecendo a vida das pessoas. “Tivemos um ano agitado e possibilitamos que os artistas locais pudessem ser vistos, e o mais importante, pudessem comercializar suas obras. Fizemos várias exposições, com obras obras de arte com preços para diferentes orçamentos, desmistificando a ideia de que comprar arte é inacessível. Conquistamos muito, mas estamos apenas começando”, pontua.
A exposição AMANhecer estará aberta para visitação na Galeria Aman, localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote 14, Sala 4.
Fonte: Ascom AMAN
DEIXE O SEU COMENTÁRIO