Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Amazônia»BNDES visita o Tocantins para avaliar financiamento de projetos no estado
    Amazônia

    BNDES visita o Tocantins para avaliar financiamento de projetos no estado

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado24 de agosto de 20232 minutos de leitura
    Fotos: Marcel de Paula

    Representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) nesta terça-feira, 22, onde foram recebidos pelo secretário Marcello Lelis, acompanhado de equipe técnica. A pauta da visita incluiu uma avaliação da execução do projeto CAR Tocantins Legal, financiado pelo Fundo Amazônia, e da proposta de projeto a ser apresentada pelo Estado na nova janela de financiamentos oportunizada com a retomada do fundo no Brasil.

    O BNDES realiza a gestão do Fundo, encarregando-se da captação de recursos, da contratação e do monitoramento dos projetos e ações apoiados.Compõem a equipe que veio ao Tocantins o gerente de Projetos do BNDES, André Ferro, e o analista Leonardo Pamplona.

    O Tocantins investiu mais de R$ 27 milhões, por meio de financiamento do Fundo Amazônia/BNDES, na implementação do Cadastro Ambiental Rural do Tocantins (CAR) Tocantins Legal, entre os anos de 2013 e 2023. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

    “O Fundo Amazônia é um importante mecanismo de pagamento por serviços ambientais que foi fundamental para a implementação do CAR no Tocantins, que nos permitiu formar uma base de dados estratégica para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas. Agora estamos finalizando um novo projeto, a equipe técnica da Diretoria de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh está empenhada nisso”, ressalta o secretário Marcello Lelis.

    Voltada para ações de comando e controle, a nova proposta que o Tocantins deve apresentar em breve ao Fundo Amazônia busca investimentos para o fortalecimento do monitoramento do desmatamento no estado.

    Fundo Amazônia

    Criado em 2008, a partir de doações da Noruega e da Alemanha, com objetivo de recompensar financeiramente países em desenvolvimento pela redução de emissões de gases do efeito estufa associadas ao desmatamento e a degradação florestal, o Fundo Amazônia apoia projetos em diversas áreas, como manejo florestal sustentável, recuperação de áreas desmatada, gestão de florestas públicas e áreas protegidas, entre outras.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjeto Conecta Jovem realiza programação em Araguaína
    Próximo artigo Roberto Carlos em Palmas: Ingresso social é oportunidade prestigiar o show e ser solidário

    Leia Também

    Instituto Terra Dourada vence Prêmio Periferia Viva 2025 com o projeto Feira Cultural de Artesanato Mulheres Empreendedoras da Amazônia

    24 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    Governador Laurez Moreira defende importância do Tocantins nas ações climáticas da Amazônia Legal durante a COP30

    11 de novembro de 2025

    Governo do Tocantins lança o projeto Floresta+Amazônia  para recompensar financeiramente produtores que preservam a vegetação nativa em seus imóveis

    8 de novembro de 2025

    Vozes do Tocantins levam o Cerrado e a pauta da justiça climática à COP30

    7 de novembro de 2025

    Equipes do Naturatins atuam no combate a incêndio em área de capim-dourado no Jalapão

    9 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Audiovisual tocantinense ganha impulso com aprovação de proposta de R$ 12 milhões

    Por Redação3 de dezembro de 2025

    1ª  Feira Cultural de Artesanato – Mulheres Empreendedoras da Amazônia irá reunir artesãs indígenas e quilombolas na hall da Assembleia  no próximo dia 09

    3 de dezembro de 2025

    Cultura Viva: Teia Tocantins 2025 acontece de 12 a 14 de dezembro

    1 de dezembro de 2025

    Quilombolas recebem sementes do Governo do Tocantins em ação realizada no Festival do Baru

    30 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.