Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Desmatamento no Cerrado bate novo recorde no mês de setembro
    Amazônia

    Desmatamento no Cerrado bate novo recorde no mês de setembro

    RedaçãoPor Redação8 de outubro de 20233 minutos de leitura

    Perda de vegetação nativa na Amazônia cai em 59%

     

    Novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Cerrado sofreu o maior índice de desmatamento já registrado no mês de setembro. Foram 516,7 km² de vegetação nativa desmatados, superando a marca de 451,5 km², registrada em 2018. Em relação a setembro de 2022, o aumento foi de 89%.

     

    A Coalizão Vozes do Tocantins por Justiça Climática reforça o alerta realizado nos meses de janeiro e maio deste ano: o berço das águas do Brasil e da América Latina está em perigo. Os estados que registraram os maiores números de desmatamento foram o Maranhão (115,6 km²), a Bahia (90,5 km²), o Tocantins (83,6 km²) e o Piauí (47,8 km²), região conhecida também como fronteira agrícola do Matopiba.

     

    Ainda que o desmatamento esteja em queda na Amazônia, no Cerrado o número é preocupante e registrado, sobretudo, em áreas privadas. Um dos fatores que colabora para o desmatamento é a falta de proteção legal no território. Em contrapartida, tramita na Câmara dos Deputados a PEC 504, que inclui o Cerrado e a Caatinga como patrimônio nacional, e é um passo inicial para o reconhecimento dos biomas e sua proteção. Paralelamente, também é construído o PPCerrado, Plano de Ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no Cerrado

     

    Apesar das boas notícias, as medidas estão muito atrasadas para a conservação do bioma, que é o segundo maior do Brasil, ocupa um quarto do território nacional, quase todo o território tocantinense e já tem mais de 50% de sua fauna e flora nativas devastadas pelas queimadas e pelo desmatamento.

     

    A Coalizão Vozes do Tocantins reforça sua preocupação na defesa, não só da biodiversidade e riqueza hídrica do Cerrado, mas também dos povos e comunidades tradicionais que habitam e protegem o bioma.

     

    Vozes do Tocantins

     

    A Coalizão é composta pelas organizações: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso – Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA – Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST – Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds).

    Fonte: Ascom Vozes do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorParalamas do Sucesso divulga em sua rede social agenda de show em Palmas no dia 8 de novembro
    Próximo artigo 5ª Festa da Colheita da Jabuticaba termina com premiação dos vencedores e música com Sabrina Fittipaldi

    Leia Também

    Governo Federal destina 668 mil hectares para conservação ambiental

    10 de setembro de 2026

    Serviço Geológico do Brasil e Marinha unem forças em estudo das águas da Amazônia

    9 de setembro de 2026

    Inova Amazônia Summit 2026 debate inovação, sustentabilidade e negócios da bioeconomia

    27 de agosto de 2026

    Lib Talks Amazônia chega a Palmas com encontro sobre inovação e empreendedorismo

    3 de agosto de 2026

    Fundo Ecos abre edital para apoiar organizações comunitárias da Amazônia Legal

    22 de julho de 2026

    Tocantins apresenta ações de combate aos incêndios em encontro da Amazônia Legal

    27 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Empreendedores tocantinenses participam do GAFFFF e ampliam conexões no agronegócio

    Por Redação3 de outubro de 2026

    ABAV Expo abre oportunidades para empreendedores do turismo de Miracema e Lajeado

    3 de outubro de 2026

    Eleições do CNPC superam 14 mil inscrições e reforçam participação da sociedade na cultura

    3 de outubro de 2026

    CASACOR Tocantins destaca saberes e modos de vida dos povos originários em exposição

    3 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.