Prefeitura de Rio Sono cria Área de Proteção Ambiental Municipal
A unidade foi criada com o intuito de diminuir os impactos da ação humana na natureza e elevar os índices de pontuação no quesito ambiental do município
Localizada em um ponto estratégico da região rural de Rio Sono, a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal criada recentemente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pretende iniciar um novo processo de uso sustentável do solo, águas e matas. A APA possui aproximadamente 32.800 hectares e pertence à categoria de unidade de conservação no uso sustentável.
De acordo com o prefeito Itair Martins, a unidade irá garantir um ambiente que seja preservado no município. “Essa iniciativa vai contribuir muito com a conservação dos rios e também será mais um quesito de pontuação para a arrecadação do ICMS Ecológico, o que também vai ajudar o município a se desenvolver e transformar os recursos em novos investimentos para os moradores”, disse o prefeito.
A APA abrange uma área distante da cidade, a cerca de 150 km, já que Rio Sono possui uma extensão territorial e expressiva quantidade de moradores na zona rural. A unidade fica localizada às margens do Rio Santa Maria, conhecido como Rio Perdido, e, entre os rios Sono e Espingarda, fazendo divisa com a cidade de Lizarda.
A secretária de Meio Ambiente do município, Nilza Lino, afirmou que será criado um conselho entre os moradores e o plano de manejo. “As propriedades terão um maior cuidado com a preservação, e além disso, áreas devastadas serão recuperadas, será um trabalho diário e com resultados a longo prazo. Foi uma determinação do nosso prefeito essa criação, e com certeza, será uma região que vamos ter o privilégio de conservar as suas margens e as águas dos rios”, comentou.
APA
A Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área.
Fonte: Folha do Jalapão
DEIXE O SEU COMENTÁRIO