Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Animação ajuda pais e educadores a abordarem questões étnicos- raciais na primeira infância
    Blog Cultura & Sociedade

    Animação ajuda pais e educadores a abordarem questões étnicos- raciais na primeira infância

    Por Núbia Dourado11 de novembro de 20203 minutos de leitura

    Por Louise Freire

     

     

    O projeto busca contribuir para uma educação antirracista e levar diversidade às crianças de 0 a 6 anos

    De acordo com especialistas, o desenvolvimento infantil ocorre já na primeira infância (de 0-6 anos). As experiências desse período contribuem para a construção da memória da criança. Uma maneira de garantir a atenção delas é por meio da musicalidade e visualidade, presentes em animações.
    Com o intuito de contribuir para uma educação antirracista e levar diversidade a esse público infantil, a comunicadora e mãe, Tati Sacramento, revolveu criar “Os Quatro”. Uma animação protagonizada por 4 personagens negras.
    Ela conta que a ideia surgiu a partir da percepção da falta de representatividade negra em desenhos para crianças de 0 a 6 anos. Convivendo com outros pais, Tati percebeu que eles tinham dificuldade de abordar questões étnicos-raciais com os filhos dessa faixa etária.
    “Quando resolvi incluir alguns desenhos animados dedicados à faixa etária do meu bebê, percebi que não havia referências de personagens negros. E minha preocupação foi por ele ser uma criança multirracial e não ter essa referência desde pequeno. Principalmente eu sendo mãe negra. Ele precisava ter essa referência”, explica a mãe do pequeno Gael.
    Segundo a idealizadora, a intenção é que o projeto também se torne uma ferramenta de apoio para pais, educadores e cuidadores, na formação de crianças. Além de educar e entreter, o projeto pretende ensinar crianças negras a aceitarem e valorizem a própria beleza e identidade.
    “A crianças negras muitas vezes necessita de boas memórias sobre a relação com sua identidade, principalmente para que possam crescer com autoestima, autoconfiança para enfrentar o mundo externo. Enquanto projeto, temos o objetivo de ensinar a respeitar a diversidade, mostrar que as pessoas não são iguais e está tudo bem, e que a beleza está aí”, diz Tati.
    Os protagonistas da animação são quatro amigos negros, dois meninos e duas meninas, com tons de pele distintos. O desenho aborda questões relacionadas ao universo infantil como primeiro dia na escola, desfralde, a importância de uma alimentação saudável, respeito à natureza, estudos, entre outras.
    Para a trilha sonora foram escolhidos ritmos musicais pertencentes a cultura afro-brasileira, historicamente popularizados por artistas brancos. A idealizadora conta que escolheu usar pagode, samba-reggae, axé, ijexá, jazz, rock como forma de valorizar as raízes negras.
    “Acreditamos que precisamos cada vez mais levantar essa bagagem cultural (música, dança e arte em geral) para mostrar a essas crianças o quanto elas têm que ter orgulho de quem elas são, e de valorizar a sua ancestralidade. Assim, ajudaremos a construir uma geração imparável e orgulhosa de si”, ressalta. Todos episódios de “Os Quatro” estão disponíveis no Youtube.

    Para assistir clica aqui!

     

     

     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGoverno federal lança a Retomada do Turismo
    Próximo artigo Tocantins ocupa a quarta colocação na geração empregos por pequenos negócios

    Leia Também

    Resultados do Censo dos Povos de Terreiro serão apresentados na próxima segunda-feira, 14

    12 de setembro de 2026

    Espetáculo “Tinderelas no Divã” chega a Palmas em programação do Sesc Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Oficinas de audiovisual revelam talentos e fortalecem a cultura no interior do Tocantins

    11 de setembro de 2026

    Drama franco-espanhol ‘Sirât’ chega à programação do Cine Cultura

    11 de setembro de 2026

    Dança do Pote promove encontro entre arte, memória e ancestralidade em Palmas

    10 de setembro de 2026

    Sesc Tocantins oferece oficina gratuita de gravura em relevo e palestra com artista internacional

    9 de setembro de 2026
    Últimas Notícias

    Festa da Colheita celebra tradição e impulsiona o capim dourado no Jalapão

    Por Redação12 de setembro de 2026

    Prefeitura de Palmas retoma mutirão de castração de cães e gatos neste domingo, 13

    12 de setembro de 2026

    Resultados do Censo dos Povos de Terreiro serão apresentados na próxima segunda-feira, 14

    12 de setembro de 2026

    Duas representantes do Tocantins estão entre os melhores do artesanato nacional

    11 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.