Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Tocantins ocupa a quarta colocação na geração empregos por pequenos negócios
    Blog Cultura & Sociedade

    Tocantins ocupa a quarta colocação na geração empregos por pequenos negócios

    Por Núbia Dourado12 de novembro de 20203 minutos de leitura

    Em meio ao contexto de pandemia, o estado se destacou na criação de novos postos de trabalho por pequenos negócios em 2020

     

    As micro e pequenas empresas (MPE) foram as que mais demitiram no pior momento da pandemia do coronavírus no Brasil. Entre os meses de março e junho, elas fecharam pouco mais de 1 milhão de postos de trabalho, contra aproximadamente 605 mil das médias e grandes (MGE). Por outro lado, os pequenos negócios foram os que reagiram mais rapidamente à crise, recuperando cerca de 443 mil empregos nos meses de julho, agosto e setembro, enquanto as MGE criaram quase a metade dessas vagas (245 mil), no mesmo período.

     

    A análise feita pelo Sebrae, a partir de dados do Ministério da Economia, mostra que no mês de julho o saldo das micro e pequenas empresas foi 2.4 vezes maior que o das MGE. Já nos meses de agosto e setembro, os saldos das MPE foram 76% e 66% maiores que as médias e grandes, respectivamente. Considerando o acumulado do ano (incluindo os meses anteriores à chegada da Covid-19), os dados mostram que, entre demissões e contratações, as pequenas empresas tiveram um saldo melhor, com cerca de 40 mil demissões a menos que as MGE. No conjunto da economia, entre janeiro e setembro, o saldo foi negativo em 559 mil vagas.

    Tocantins

     

    De acordo com a análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), proporcionalmente ao número de pessoas ocupadas no final de 2019, o Tocantins está entre os estados que mais se destacaram com saldo de empregos positivos. Isso significa que, mesmo no contexto de pandemia, o estado criou novos postos de trabalho em 2020.

     

    De janeiro a setembro, o estado do Tocantins ocupou a quarta colocação entre os maiores criadores de novas vagas de emprego no Brasil, com 4.104 novos postos de trabalho. As atividades econômicas que mais geraram empregos respectivamente foram: construção civil, agropecuária, indústria e serviços. Somente no mês de setembro, o saldo de empregos registrou 1.486 vagas de trabalho no Tocantins, sendo o 5° estado que mais gerou postos de trabalho pelos pequenos negócios nesse mês.

     

    Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, esses dados confirmam a capacidade de recuperação dos pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas são o motor da economia. A saída mais rápida para essa crise é o apoio continuo aos empresários. Isso passa pelas soluções do Sebrae que vão desde as orientações para que as empresas consigam incrementar suas vendas no mundo digital e até à ampliação da oferta de crédito”, afirmou Gomes.

     

    (Assessoria de imprensa Sebrae)

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAnimação ajuda pais e educadores a abordarem questões étnicos- raciais na primeira infância
    Próximo artigo Linhas do transporte coletivo de Palmas terão reforço para as Eleições Municipais 2020

    Leia Também

    Tocantins divulga calendário de editais da PNAB Ciclo 2

    13 de maio de 2026

    “A Quermesse” conclui filmagens destacando identidade cultural do Tocantins

    12 de maio de 2026

    Público é convidado a mergulhar na cultura tocantinense durante a Agrotins 2026

    12 de maio de 2026

    Palmas recebe espetáculo musical com Quinteto de Cordas da UEMG

    11 de maio de 2026

    2º Festival Nordestino movimenta Palmas e encerra programação com grande público

    11 de maio de 2026

    Shows de Pablo e Zé Vaqueiro marcam início da programação da Agrotins 2026

    8 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Tocantins divulga calendário de editais da PNAB Ciclo 2

    Por Redação13 de maio de 2026

    Rastreabilidade ganha protagonismo e fortalece agro do Tocantins na Agrotins 2026

    13 de maio de 2026

    Sebrae abre inscrições para programas de inovação com mais de R$ 1 milhão em premiações

    13 de maio de 2026

    Novas oportunidades de negócios movimentam pequenos empreendedores na Agrotins 2026

    13 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.