Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Compostagem desenvolvida pela Prefeitura é alternativa para reciclagem de resíduos orgânicos
    Blog Cultura & Sociedade

    Compostagem desenvolvida pela Prefeitura é alternativa para reciclagem de resíduos orgânicos

    Por Núbia Dourado24 de abril de 20203 minutos de leitura

     

     

     

    Na busca pelo equilíbrio entre a demanda crescente por alimentos e a conservação do meio ambiente, diversas técnicas estão disponíveis para uso, tendo  como objetivo  uma produção eficiente. Uma delas é a compostagem, método milenar que ao longo dos anos foi aperfeiçoada. A compostagem recicla resíduos orgânicos e evita a destinação incorreta e sobrecarga dos aterros sanitários.

     

     

    A Prefeitura de Palmas incentiva os produtores a utilizarem a compostagem como alternativa ao uso de esterco bovino, material com custo mais elevado e passível de resíduos provenientes da aplicação de herbicidas na pastagem. Nesta semana, a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) iniciou o preparo de uma leira de compostagem destinada à Unidade Demonstrativa de Agroecologia instalada em uma propriedade rural na região de Taquaruçu Grande.

     

     

    A leira é um composto orgânico empilhado de forma alongada. Essa técnica utilizada pela Seder compõe galhada triturada e verde e cama de frango. A galhada triturada é fonte de carbono seco com fungos que ajudam a digerir a celulose e lignina. A verde fornece maior teor de nitrogênio e a cama de frango é uma boa fonte de nutrientes e microrganismos.

     

     Segundo o técnico agropecuário, biólogo e químico da Seder, Bonfim dos Reis Ferreira dos Santos, apesar da compostagem ter um valor mais elevado em relação ao esterco, os benefícios são superiores, pois trata-se de um material completo que resultará em um rendimento maior na produção. “O composto estará pronto para uso em até 120 dias. A cada 15 dias será revolvido para melhor ação das bactérias, além de receber água”, explica.

     

    Bonfim explica também que o uso dessa compostagem é ótima opção na agricultura urbana, como hortas comunitárias e as hortas caseiras (quintais produtivos). “Esse tipo de composto é aeróbico, por tanto, mais simples para produzir e pode ser feito aproveitando qualquer fonte de carbono da propriedade com um tipo de esterco de gado, galinha, cabras, dentre outros”, detalha.

     

      Unidade de Agroecologia

     

     A Unidade Demonstrativa é uma vitrine para a implementação de tecnologias destinadas tanto para grandes produtores quanto aos dedicados à agricultura familiar. A Unidade de Agroecologia em Taquaruçu Grande possui cinco mil metros quadrados. O plantio das hortaliças orgânicas nesta área será feito em duas etapas.

     

    No local já foi feita a gradagem e demarcação do espaço. A próxima ação será o preparo dos canteiros com aplicação da compostagem e demais nutrientes necessários.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorMoro diz a Bolsonaro que sai se diretor-geral da Polícia Federal for demitido há 4 horas
    Próximo artigo Motoristas devem ficar em alerta para os cuidados em trechos alagados nas rodovias do estado

    Leia Também

    Cantora tocantinense Eletra transforma trajetória de superação em nova música “Eu Nasci Para Brilhar”

    20 de agosto de 2026

    PNAB Tocantins divulga resultado final de três editais e convoca suplentes

    20 de agosto de 2026

    Vanessa da Mata, Jorge Vercilo e Marina Sena completam programação nacional do Festival Gastronômico de Taquaruçu

    19 de agosto de 2026

    Cine Cultura estreia produções brasileiras e europeia na programação desta semana

    19 de agosto de 2026

    Programação especial incentiva a preservação da fauna silvestre entre crianças e famílias

    19 de agosto de 2026

    Araguaia Cia de Dança abre seleção para novos integrantes

    19 de agosto de 2026
    Últimas Notícias

    Atacadão inaugura nova unidade e reforça expansão em Araguaína

    Por Redação21 de agosto de 2026

    Órgãos municipais e parceiros alinham ações para o 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    21 de agosto de 2026

    Palmas recebe a 21ª edição da Palmas Shoes + Fashion com novidades do setor

    21 de agosto de 2026

    Aviação doméstica bate recorde e transporta 59 milhões de passageiros em 2026

    21 de agosto de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.