Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Por meio da Adetuc, municípios recebem instrumentos musicais do Prêmio Funarte
    Blog Cultura & Sociedade

    Por meio da Adetuc, municípios recebem instrumentos musicais do Prêmio Funarte

    Por Núbia Dourado12 de agosto de 20213 minutos de leitura

     

    Da Redação e Ascom Adetuc

     

    Com o objetivo de incentivar as ações de valorização da musicalidade, da cultura e da formação musical de crianças e jovens tocantinenses, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realizou nesta quarta-feira, 11, a entrega dos instrumentos de sopro as bandas musicais de municípios tocantinenses contempladas no Edital Nº 1 de 21 de janeiro de 2020. 

    O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020, foi executado pela Adetuc através da Superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Gerência de Acervo, Patrimônio Histórico e Artístico, em parceria com a Fundação Nacional de Arte (Funarte). A cerimônia de entrega dos instrumentos de sopro aconteceu no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, sendo acompanhada pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano, secretários municipais das cidades contempladas, maestros e músicos regionais. 

    Os instrumentos foram entregues a Banda Municipal Bento Jacinto da Silva (Dianópolis), Banda Municipal Tia Nair (Conceição do Tocantins), Banda Municipal Mestre Lídio Alves de Brito (Natividade) e Banda Municipal de Taipas (Taipas).

    Durante a entrega, o cantor Genésio Tocantins, que realizou a apresentação de abertura da cerimônia, falou sobre a relevância do fomento da Adetuc na música regional. “Quando eu comecei a tocar, foi em uma viola de buriti, pois os instrumentos eram raros, mas hoje as crianças e jovens têm a oportunidade de aprender com instrumentos de primeira linha o que aumenta ainda mais o interesse pela música e também a abrangência da captação dos novos talentos musicais”, afirmou Genésio. 

    Já os maestros Wilker e Wada reforçaram a dificuldade dos municípios em adquirir instrumentos com recursos próprios. “Através dessa ação de hoje, nós estamos dando uma ferramenta de futuro para cada uma das nossas crianças. Os municípios têm muita cultura e precisam desse apoio do Governo do Estado para que elas sejam trabalhadas”, ressaltou Wada Francyel Ferreira Trindade, que atua nas cidades de Natividade, Conceição do Tocantins e Taipas. “Ter novos instrumentos traz uma nova motivação para os alunos. É muito gratificante ter essas parcerias, pois além de músicos profissionais queremos formar cidadãos”, completou o Maestro da Banda Municipal de Dianópolis, Wilker Aires Araújo.

    Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a tradição musical tocantinense é um dos pilares da cultura tocantinense e a Adetuc tem implementado ações para garantir que os músicos e bandas de músicas do Estado sejam incentivados e que tenha a sua importância artística e cultural reconhecida. “A entrega desses instrumentos do Prêmio Funarte tem como objetivo fortalecer o papel estratégico dessas bandas. Entretanto, para além dessa ação temos trabalhado para garantir um aperfeiçoamento e valorização da música tocantinense, incentivo a formação de novos músicos e a conservação e divulgação do patrimônio musical tocantinense”, concluiu o presidente da Adetuc.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorArraiá da Capital: 29ª edição do evento será realizada em novembro; saiba como participar do concurso de Quadrilhas Juninas
    Próximo artigo Circuito Estadual de Artes Cênicas será lançado neste sábado

    Leia Também

    Exposição “Manifesta – Aquarela Tradicional Tocantinense” valoriza cultura regional no Espaço Cultural de Palmas

    11 de março de 2026

    Cine Quebrada leva cinema gratuito e reflexão social para estudantes em Lajeado

    11 de março de 2026

    Tocantins participa de Fórum Nacional da Cultura com representantes de mais de 20 estados

    11 de março de 2026

    Últimos dias para se inscrever na 5ª Corrida Unitins

    9 de março de 2026

    Elas tecem o Tocantins: mulheres que transformam cultura em memória, resistência e futuro

    9 de março de 2026

    Eduardo Siqueira Campos anuncia Chayla Félix como nova secretária municipal da Mulher em Palmas

    7 de março de 2026
    Últimas Notícias

    9ª Mostra Sesc de Cinema está com inscrições abertas

    Por Núbia Dourado13 de março de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa destaca oportunidades de investimentos do acordo UE-Mercosul durante painel no Paraguai

    13 de março de 2026

    Exposição “Manifesta – Aquarela Tradicional Tocantinense” valoriza cultura regional no Espaço Cultural de Palmas

    11 de março de 2026

    Cine Quebrada leva cinema gratuito e reflexão social para estudantes em Lajeado

    11 de março de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.