O Prêmio Pacto Contra a Fome destinará R$ 100 mil para seis iniciativas de combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. Promovido pela organização Pacto Contra a Fome, em parceria com a UNESCO e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), o prêmio recebe inscrições até 10 de julho no site.
Cerca de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil e seis em cada dez brasileiros sofrem com algum grau de insegurança alimentar. Outro problema que cresce em relação a alimentação é o desperdício; das 161 milhões de toneladas de alimento produzidas por ano no país, 55 milhões são desperdiçadas. Por este motivo, as organizações inscritas devem apresentar iniciativas emergenciais ou assistenciais nas categorias: combate à fome; redução ou reversão do desperdício de alimentos em favor do combate à fome; promoção da segurança alimentar.
Foto: Divulgação
O prêmio contemplará iniciativas que demonstrem relevância e impacto, potencial de replicação e escalabilidade, e boas práticas de colaboração. Podem participar organizações da sociedade civil nacionais, organizações internacionais que atuam no Brasil, movimentos, redes e coletivos. Serão priorizadas ações lideradas por pessoas pretas, pardas ou indígenas; realizadas em comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; promovidas nas regiões Norte e Nordeste.
O Pacto Contra a Fome é um movimento multissetorial que atua no combate à fome e em prol da redução do desperdício de alimentos no Brasil. Por meio do engajamento com a sociedade, o objetivo da entidade é acabar com a fome até 2030 e garantir que toda a população seja bem alimentada em 2040. Para isso, o Pacto trabalha em três pilares: apoio às políticas públicas e ações da sociedade civil; apoio aos poderes executivos e legislativos do país; incentivo através de prêmios e selos.
O Prêmio Pacto Contra a Fome está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 da Agenda 2030 da ONU, meta que diz respeito à fome zero e agricultura sustentável.
* Com Informações do Observatório 3º Setor
DEIXE O SEU COMENTÁRIO