Um grupo de músicos da capital decidiu se unir e formar a “Roda Canindé”. Lucas de Jesus (Clarinete), Kayo Bruno (Trombone), Iogo Landinho (Guitarra), Hugo Samambaia (Bandolim), Leonardo Lima (Pandeiro) e Ruiter Castro (Cajón) têm como objetivo praticar e popularizar o Choro em Palmas. O grupo pretende, por meio dessa união, fomentar a cultura e proporcionar mais espectadores através de apresentações em espaços públicos da capital.
Nesse contexto, os músicos realizarão no próximo sábado, dia 24, às 17h, um evento de chorinho gratuito no Parque dos Povos Indígenas.
A Roda de Choro Canindé nasceu em fevereiro de 2023, na cidade de Palmas – TO, unindo anos de experiência de cada integrante com o desejo de fazer música brasileira autêntica. Segundo o percussionista Ruiter, o grupo tem como característica tocar o Choro tradicional, além de fazer versões instrumentais de outros gêneros, como Bossa Nova, Samba, Jazz, Frevo, Forró, entre outros. Mantendo a essência do Chorinho, eles flertam com diferentes ritmos e gêneros musicais. Esse movimento facilita a popularização para o ouvinte iniciante, que além de ouvir músicas novas, sempre reconhece um clássico e logo começa a cantarolar, ressaltou o músico.
O projeto se chama Choro na Rua – Popularizando o Chorinho e tem como objetivo ocupar praças, parques, ruas e espaços culturais da capital.
Sobre o Choro
O Choro é considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Também conhecido como chorinho, é um gênero musical brasileiro que surgiu no século XIX, no Rio de Janeiro, quando músicos de diferentes origens se reuniam em rodas informais para tocar música em instrumentos de sopro, cordas e
percussão.O Chorinho é uma síntese da música popular brasileira, combinando influências europeias, africanas e indígenas. Melodias virtuosas, improvisações, harmonias
complexas e ritmos sincopados. Tradicionalmente, era executado por pequenos conjuntos formados por instrumentos como flauta, bandolim, cavaquinho, violão de sete cordas e pandeiro.
Serviço:
Choro na Rua – Popularizando o Chorinho
Data: Sábado, 24 de junho – 17h
Local: Parque dos Povos Indígenas (ao lado da praça de alimentação)
Entrada gratuita e classificação livre
DEIXE O SEU COMENTÁRIO