A escritora e artesã Stella Galvão lançou seu primeiro livro intitulado “Stella Sem Medo”

Secult participou do lançamento do livro que foi financiado com recursos da LPG no município de Fátima

Crédito da Fotos: Flaviana OX / Governo do Tocantins

 

“Stella Sem Medo” é escrito por Stella Galvão e foi contemplado em edital lançado pelo município com recursos oriundos da lei

A noite deste sábado, 17, foi marcada pelo lançamento do livro “Stella Sem Medo”, da escritora e artesã Stella Galvão, que aconteceu no Salão Nobre da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima, região central do estado. A obra literária foi um dos projetos contemplados com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), em edital lançado pelo município. Estiveram presentes o secretário da Cultura Tião Pinheiro, o prefeito José Antônio Andrade, a primeira dama Joilma Andrade, o padre Diogo Alves, o secretário municipal de educação Gerberson Cleiton, entre outras autoridades locais, além de leitores, amigos e familiares da escritora, presencial e virtualmente.

O trabalho foi escrito em formato biográfico, como um livro de memórias e conta a história da mineira filha de nordestinos, que é uma das pioneiras do Estado do Tocantins, e se dedica ao artesanato em capim-dourado há duas décadas. Durante o lançamento, a escritora prestou uma homenagem às pessoas que fizeram parte de sua trajetória e a ajudaram a reconstruir sua vida como moradora do município, ressaltando o papel de cada uma em sua história, que originou a obra literária, um sonho que guardava há muito tempo.

“Agradeço imensamente pela presença de todos. Isso me dá mais fortalecimento para continuar a publicar os meus livros. Fiquei muito honrada com a presença do secretário Tião Pinheiro, que saiu de Palmas para se deslocar até Fátima e prestigiar o lançamento”, disse a Stella, que demonstrou animação para participar com novos projetos em outras leis de incentivo à cultura.

Presente na cerimônia, o prefeito do município de Fátima, José Antônio Andrade, reforçou a importância da Lei Paulo Gustavo (LPG) para o fomento do setor não apenas de sua cidade, mas de todo o estado e país. “Eu parabenizo o Governo Federal, o Governo do Estado, juntamente aos secretariados, a nossa equipe da prefeitura e agradeço a todos pelo trabalho. Torço que venham ainda mais recursos para que a gente possa contemplar mais pessoas, e fico muito feliz por ver a Stella, agente cultural do município, realizando um sonho”, disse.

Durante a noite, o secretário da Cultura Tião Pinheiro também reforçou o papel fundamental da Lei Paulo Gustavo para o fortalecimento da cultura tocantinense, estado onde 137 municípios aderiram à lei, o que demonstra o desejo da comunidade artística local e dos gestores culturais em fomentar ainda mais o setor, estimulando a produção de obras que vão desde a literatura, como é o caso do livro lançado pela escritora, as produções audiovisuais, teatrais e de outras linguagens artísticas.

Ele reiterou a importância do momento cultural vivido pelo País com a recriação do Ministério da Cultura pelo presidente Lula e colocando à frente a incrível artista Margareth Menezes e o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com o setor a recriar a Secult para fomentar ainda mais as nossas manifestações culturais :“A equipe da Secult está trabalhando firmemente para estruturar a pasta e implantar políticas públicas culturais perenes, como é o desejo também do nosso governador e, claro dos nossos fazedores de cultura”.

“Fiquei impressionado com a história de Stella e o seu livro, produzido com recursos oriundos da lei, a partir de um edital lançado pelo município de Fátima. Essa loucura sadia de enfrentar todos os medos, presente na história, é estimulante. Fazia muito tempo que não lia um trabalho assim e foi a coisa mais emocionante que li recentemente. São histórias de verdade, de determinação, de amor, de persistência e de fé. A gente parabeniza, deseja sucesso em sua trajetória e mais um pouco de histórias de gente”, disse o secretário, que aproveitou a oportunidade para prestar uma homenagem à fazedora de cultura e sua trajetória como pioneira do estado, com um poema escrito por ele com o título “Stella Coragem Galvão”:

 

“ A medrosa que enfrentou

todos os medos

em caminhos

tão íngremes;

 

A fraca que superou

todas as fraquezas

em jornadas

tão inesperadas;

 

A sonhadora que encarou

todos os pesadelos

em noites

tão solitárias;

 

A mulher que se armou

de fé e de coragem

para não se entregar

ao desânimo;

 

A mulher que se encheu

de força e determinação

para não se dar

por vencida pelo fracasso;

 

A guerreira que se atirou

ao campo de batalha

para não ver enterrados

os seus princípios;

 

E essa mulher –

Stella Galvão –

sabe que a verdade

é a melhor trincheira,

sabe que a luta

é a melhor atitude,

sabe que Deus

é o melhor alento

e que o amor

é o melhor abrigo…”

Fonte: Ascom Secult
Sair da versão mobile