Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Cultura»LANÇAMENTO DO PROJETO MAPA AFETIVO DE PALMAS: COSTURANDO VISÕES FEMININAS
    Cultura

    LANÇAMENTO DO PROJETO MAPA AFETIVO DE PALMAS: COSTURANDO VISÕES FEMININAS

    RedaçãoPor Redação8 de maio de 20244 minutos de leitura

    Acontece neste sábado, 11, a partir das 8h30, o lançamento do projeto Mapa Afetivo de Palmas: costurando visões femininas, contemplado pelo Edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, com recursos da Lei Paulo Gustavo. A data foi escolhida devido à proximidade do aniversário da cidade. Durante toda a manhã, o projeto vai reunir mulheres em uma roda de conversa e de bordado. Além disso, estão previstas atração musical e atividades lúdicas para as crianças.
    O objetivo é bordar um mapa de Palmas a partir das experiências das mulheres. Até o final de junho, serão realizados pelo menos cinco encontros em locais públicos, com acesso gratuito, a fim de reunir mulheres que vivem diferentes realidades em Palmas. O projeto prevê ainda uma exposição das obras bordadas, que vão passar por uma curadoria.
    A ideia do projeto surgiu de um incômodo. “Primeiramente, nos inquietamos com as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que habitam, transitam, vivem o espaço urbano de Palmas. Avenidas largas, ruas desertas e escuras, longas distâncias, pontos de ônibus sem abrigo, transporte público insuficiente, entre outros”, explica Rayssa Carneiro, a proponente e coordenadora do Mapa Afetivo.
    “Muitos destes problemas são comuns a todas as capitais brasileiras ou a qualquer outra cidade grande. No entanto, Palmas é uma cidade jovem e que foi planejada. Logo, nos vem à pergunta: estas questões não foram previstas? E as mulheres, foram levadas em consideração no planejamento desta cidade?”, complementa Ariadne Feitosa, vice-coordenadora do projeto.
    O Mapa Afetivo tem como desafio mobilizar mulheres diversas, a fim de garantir a representatividade em uma obra coletiva. Por isso, além do convite aberto a todas às mulheres, a coordenação do projeto fez parceria com entidades que desenvolvem trabalhos relevantes com o público feminino, como a Casa 8 de Março, Ajunta Preta, União por um Mundo Melhor, os Centros de Referência de Assistência Social e o Movimento pela Vida.
    No entanto, Rayssa Carneiro reconhece que em muitos casos, o desafio maior é fazer as mulheres acreditarem que têm uma história importante e, mais do que isso, se sentirem capazes de produzir uma obra de arte. “Por conta disso, acredito que o bordado é o melhor caminho. Tenho realizado muitas rodas de bordado em Palmas e o que mais aprendi nessa trajetória é que num contexto que estimula a liberdade criativa, o potencial expressivo do bordado é ilimitado. O trabalho com linhas, tecidos, texturas e cores diversas proporciona formas diferentes de contar uma história. Tecidos e linhas são excelentes suportes para narrativas visuais”.
    Para executar as ações do Mapa Afetivo, a equipe é totalmente feminina e bem plural, desde as origens, idades, formações acadêmicas, experiências de trabalhos. O ponto em comum é que todas vivem no espaço urbano de Palmas e em algum momento se encontraram com o bordado enquanto expressão artística. A equipe acredita que com essa diversidade, será possível criar um ambiente acolhedor e criativo e assim despertar novos talentos. “Neste projeto, usamos a licença poética que a arte nos proporciona para nos inspirar na metodologia dos Mapas Afetivos, um instrumento que resgata lembranças, desperta a identidade e o pertencimento das pessoas ao espaço. Cada pessoa habita o espaço de uma forma única e nós queremos captar essas impressões, também únicas, através da arte do bordado”, finaliza Rayssa Carneiro.
    A iniciativa contará com a participação de duas intérpretes de Libras durante as atividades, além da atuação dentro de comunidades carentes, com entregas de kits de bordado e oferta de lanches; acolhimento das crianças, com um atendimento recreativo nos eventos; circulação da exposição em pontos diferentes da cidade e incentivo ao processo de democratização do acesso à cultura.

    Cronograma de execução do projeto
    11 de maio – 8h30 – evento de lançamento. Casa Suçuapara, Parque Cesamar.
    14 de maio – 14h30 – Cras Karajá – Aureny 3
    21 de maio – 8h30- Cras Kanela – 407 Norte
    29 de junho – 9h – Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu.
    Data a definir- Roda aberta Parque dos Povos Indígenas
    Outubro – Abertura da Exposição (data e local a definir)

    Mais informações e acompanhar?
    Página do instagram do projeto: @mapaafetivodepalmas
    Página do instagram da proponente: @poemar_arte
    Fone da Coordenadora: (63) 981013889

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorO Festival Pensamento-Cinema10 está atualmente aceitando inscrições de comunicações acadêmicas e curtas-metragens inéditos até o dia 26 de maio.
    Próximo artigo A companhia “A Barraca” está abrindo inscrições para mulheres interessadas em participar de uma capacitação gratuita oferecida pelo Núcleo Experimental de Formação

    Leia Também

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025

    Duas sessões esgotadas marcam exibição de “O Agente Secreto” em Palmas pelo projeto Telas em Cena

    9 de novembro de 2025

    Exposição “Entre Gravuras e Traços” atrai centenas de visitantes e é encerrada com sucesso de público

    4 de novembro de 2025

    Projetos culturais do Tocantins terão mais de R$ 13 milhões da Política Nacional Aldir Blanc para fortalecimento da cultura local

    4 de novembro de 2025

    MinC conclui pagamento aos estados e DF da primeira parcela do segundo ciclo da Aldir Blanc

    28 de outubro de 2025

    Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional

    13 de outubro de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.