Por Yuri Felipe Sousa
A escritora Irma Galhardo lança o livro “Caravana de Lendas do Tocantins: uma experiência em letramento literário infantil”, nesta sexta-feira, 30, em Palmas. O lançamento acontecerá em Sarau Literário no Salão do Teatro SESC no Centro de Atividades de Palmas. A obra, fruto da sua pesquisa de mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal do Tocantins- UFT, busca a reflexão crítica e de cunho biográfico que transita pelo letramento literário, inclusão social, lendas, literatura infantil, regionalismo e, especialmente, pela autoetnografia.
Segundo a Professora Doutora Cielo Griselda Festino, colaboradora do programa de Mestrado em Teoria Literária da Universidade Federal do Tocantins, o livro “reconecta os leitores locais ao seu universo folclórico, insere o estado do Tocantins no rico acervo folclórico do Brasil e contribui para a otimização das práticas sociais de leitura nas escolas públicas do estado, ao utilizar, como corpus, as lendas e as outras histórias da região que traduzem as peculiaridades culturais regionais”. Ela ainda acrescenta que a autora já tinha confidenciado interesse no tema em uma série de livros sobre os personagens e elementos populares tocantinenses apresentado a todos na “Caravana de Lendas”. Entre eles estão: Epopeia tocantinense (2011); Pai da Mata (2012); Pirarucu Encantado (2012); Ritxoko (2013); Buiúna (2013); Nego d’Água (2014) e Mãe da Lua (2014).
Caravana de Lendas do Tocantins
Caravana de Lendas do Tocantins: uma experiência em letramento literário infantil apresenta, numa perspectiva autoetnográfica em que a autora se reconhece como pesquisadora e escritora, uma reflexão teórica e uma proposta prática para ser desenvolvida em sala de aula, sobre as lendas tocantinenses e seu lugar dentro do panorama da literatura infantil brasileira. Destinado, principalmente, aos professores e pesquisadores do letramento literário e da autoetnografia, o livro aborda o fazer poético e lendário da arte-educadora Irma Galhardo e mostra possibilidades que contribuirão para aproximar a criança do livro, de maneira prazerosa, a partir das lendas regionais colhidas e registradas por ela. A obra aborda também identidade cultural, transcrição de narrativas a partir da oralidade e inclusão social, tudo experienciado nas circulações da autora por escolas públicas de mais de 40 municípios, por intermédio do projeto de incentivo à leitura “Caravana de Lendas do Tocantins”.
Irma Galhardo
Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Literatura pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem nove livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras no Tocantins, membro correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO