FCP tem buscado aprimorar os editais de fomento à cultura para atender melhor as demandas dos artistas e produtores
Focada no setor Audiovisual, a Lei Paulo Gustavo (LPG) destinará mais de R$ 3 milhões para Palmas, sendo 70% para o Setor. Para discutir a aplicação dos recursos, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) se reuniu com profissionais do audiovisual em uma escuta ativa, nesta quarta-feira, 24, no Cine Cultura. A reunião teve como objetivo compreender a demanda da categoria; dimensionar a distribuição dos recursos conforme os projetos apresentados, além de obter dados para o desenvolvimento do plano de ação a ser elaborada por Palmas. As partir das escutas, que também serão realizadas com as demais categorias, serão elaborados os editais públicos destinados ao setor do audiovisual e demais áreas da cultura.
Na ocasião, foi apresentada a comissão responsável pela LPG em Palmas, os recursos destinados a Palmas, percentuais e áreas de aplicação e aberto espaço para questionamento e observações por parte dos profissionais.
Segundo a regulamentação da LPG, os recursos destinados ao audiovisual para Palmas devem ser divididos em apoio a projetos audiovisuais, apoio a salas de exibição e capacitação, mostras e festivais.
Segundo a Assessora Executiva da FCP, Euzeni Grim, a Fundação tem buscado aprimorar os editais de fomento à cultura para atender melhor as demandas dos artistas e produtores, bem como as exigências legais. “Nós colocamos toda a equipe à disposição para esclarecer as dúvidas dos artistas e assim alcançarmos os melhores resultados”, ressalta.
“Realizamos a primeira escuta com o pessoal do audiovisual. Foi um encontro importante e necessário, esse Setor vai demandar 70% do valor que será destinado ao município de Palmas. Nos próximos dias realizaremos encontros com as demais áreas, para que s recursos possam alcançar seus destinatários”, ressalta o membro da Comissão de implantação da LPG, Cícero Belém.
Comissão
A comissão que será responsável pela LPG e demais editais de fomento realizados por Palmas foi instituída oficialmente pela publicação da portaria Nº 073/2022 no Diário Oficial de Palmas Nº 3.049 desta quarta-feira, 25. A Comissão é responsável pelos estudos, escuta da comunidade, mapeamento e elaboração dos editais de fomento à cultura do município de Palmas, aportadas com os recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e Fundo Municipal de Apoio à Cultura – FMC, sendo composta pelos seguintes integrantes: Cícero Belém Filho; Elisangela de Oliveira Dantas; Euzeni Pedroso Grimm; Igor Barbosa Melo; Tales Victor Pontes Fernandes; Romário Miranda Aquino e Veruska Rejane Figueiredo Gomes Vargas.
Fonte: Ascom FCP
DEIXE O SEU COMENTÁRIO