Por Cinthia Abreu
Crianças do setor Morada do Sol II, em Palmas, estão conhecendo o universo teatral, com aulas de improvisação gratuitas com o Grupo Um Ponto Dois.
As atividades se iniciaram no dia 17 de setembro, na Pracinha da cultura (Antiga Estação Cidadania/CEU), no período vespertino, onde vestidos de personagens os atores do grupo Um Ponto Dois realizaram diversos jogos de improvisação com o público participante.
A atriz Ana Kamila Castaño é uma das participantes e tem se empolgado com a oportunidade de trocas de experiências do elenco com o público: “Durante os encontros todo mundo foi ator e espectador, estamos aqui improvisando juntos e trocando nossos conhecimentos através do improviso. Crianças são ótimas improvisadoras, porque possuem a imaginação aguçada e se dispõem a jogar, nós adultos que precisamos nos esforçar”, afima.
Para o técnico responsável da Pracinha da Cultura, Ivamberto Lemos, parcerias como esta são de grande valia para a comunidade. “É sempre muito bom contar com a colaboração do Ponto de Cultura Um Ponto Dois neste espaço que é da comunidade, e momentos lúdicos como estes nos trazem esperança num momento tão delicado como o que vivemos, vendo as crianças retornarem as atividades presenciais, com todos os cuidados que o grupo tomou, pensando em atividades e jogos que respeitassem o distanciamento social. Foi muito bom”, disse.
Projeto
Na tarde desta sexta-feira, 24, o grupo realiza o último encontro sobre improvisação teatral na pracinha da cultura. A ação faz parte da contrapartida do Ponto de Cultura Um Ponto Dois pela contemplação do ponto de cultura no Prêmio Palmas Aldir Blanc, promovido pela Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.
Para a atriz Patrícia de Sá, presidente da associação Um Ponto Dois de Teatro, recursos como os provindos da Lei Aldir Blanc são de suma importância para o setor cultural “Estamos muito felizes em estar aqui compartilhando este momento com as crianças do setor Morada do Sol II, e isto só é possível graças a Lei Aldir Blanc e a sua execução pelo município de Palmas através da Fundação Cultural, em um momento tão delicado como este que ainda estamos enfrentando, é preciso reconhecer a importância da cultura para o bem estar psicossocial”, conclui.
Grupo Um Ponto Dois de Teatro
Fundado em 2012 dentro de uma escola pública de Palmas-TO, o grupo mantém durante todo este tempo a essência de um espaço de experimentação teatral, fortemente ligada às manifestações de caráter popular, enaltecendo a literatura nacional, lendas, mitos e histórias da região norte do Brasil e tem como missão a produção, a pesquisa e o registro do teatro regional. Para tanto utilizam diversos elementos do teatro, entre eles os do teatro de animação, reforçando o estímulo a contação de histórias de geração em geração. Em 2016, o grupo foi reconhecido por suas atividades sócio culturais e mapeado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO