Por Darley de Paiva (Estagiário)
Uma roda de conversas sobre a proposta de registro da Ourivesaria Local como Patrimônio Cultural brasileiro e o registro no Livro de Saberes foi realizada nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, em Natividade.
Esta solicitação de reconhecimento foi feita em 2007 pela Ascuna (Associação Comunitária Cultural de Natividade) a partir de um INRC (Inventário Nacional de Referências Culturais), que foi realizado em Natividade pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em parceria com a UFT (Universidade Federal do Tocantins).
Na ocasião, o pedido passou por um processo técnico de estudos feito pela Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial, e após avaliações foi votado como pertinente.
Na reunião que foi realizada dia 24 de agosto de 2022, o processo foi retomado, e o IPHAN vai dar continuidade na avaliação e análise que foi solicitada. Esteve presente no evento, a técnica do Departamento Imaterial do IPHAN, de Brasília, Marina Duque Lacerda, a presidente de honra da Ascuna, Simone Camelo, representantes da Superintendência do IPHAN do Tocantins, o vereador Neto Belém (PTB), os ourives locais, membros da comunidade e a secretária municipal de cultura, Bruna Menezes, na ocasião também representando o prefeito de Natividade, Dr. Thiago Jayme (Progressista).
Para o antropólogo do IPHAN, Alessandro Barbosa Lopes, a relevância da retomada desse processo é visível no interesse participativo do povo nativitano, especialmente dos detentores do conhecimento e da arte da ourivesaria: “Foi unânime o desejo por parte dos interessados em dar continuidade a esse processo, e é isso que a gente vai fazer a partir de agora, continuar o procedimento, o passo a passo que tem, até ele ser julgado pelo registro ou não, pelo Conselho Construtivo do IPHAN”, afirmou.
O registro da Ourivesaria como Patrimônio Imaterial tem como objetivo buscar apoio do IPHAN pela sustentabilidade, a promoção, a difusão e a valorização daquele bem cultural, proporcionando que a arte nativitana encontre a “chave de ouro” para o sucesso e o reconhecimento nacional.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO