Projeto Cantos e Recantos Recebe Workshop “Tambores e Ritmos Tradicionais Brasileiros e Tocantinenses

Na última segunda-feira, 25, o músico Marcio Bello foi convidado especial de contrapartida social do projeto Cantos e Recantos, que ofereceu o workshop “Tambores e Ritmos Tradicionais Brasileiros e Tocantinenses”. Na ocasião, músicos da Orquestra Viva Música e convidados participaram da oficina e palestra, que proporcionou uma verdadeira imersão na rica cultura percussiva do Brasil, especialmente focando nos ritmos autênticos do Tocantins.

Marcio Bello, conhecido por seu profundo conhecimento e habilidade em percussão tradicional através do projeto Tambores do Tocantins, conduziu uma oficina dinâmica e envolvente, onde compartilhou técnicas e histórias que refletem a essência da música popular brasileira. Para muitos dos músicos participantes, acostumados a interpretar música clássica, o workshop representou uma oportunidade única de expandir seus horizontes artísticos e incorporar novos elementos em suas performances.

O maestro da Orquestra Viva Música, Bruno Barreto, afirmou que o evento destacou-se não apenas pela qualidade técnica do ensino, mas também pelo impacto cultural. “Os músicos tiveram a chance de tocar instrumentos típicos, como o atabaque, o pandeiro e o tambor, explorando ritmos brasileiros como o samba e tocantinenses como a sússia. Esse contato direto com as raízes musicais brasileiras nos proporcionou uma nova perspectiva sobre a diversidade e a riqueza cultural do país”, afirmou o artista.

O artista Marcio Bello agradeceu o convite da Associação e disse que foi uma grata oportunidade de interação com músicos clássicos e educadores musicais. “Foi muito bacana compartilhar conhecimento sobre esse aspecto mais primitivo da música, da ancestralidade e oralidade, com instrumentos produzidos de forma artesanal e também esse fazer artístico onde a transmissão de saberes é feito não de forma acadêmica, mas da convivência com os mestres”, expressou o artista.

Além da aula de percussão, Marcio Bello trouxe um panorama sobre descobertas sobre a tradição da música artesanal e a fabricação de instrumentos musicais. “Foi um momento muito importante para esse encontro dos músicos tradicionais que possuem essa formalidade da educação musical com a informalidade da tradição popular”, ressaltou o artista.

A educadora musical e socióloga Selma Noleto também esteve presente e complementou que ficou encantada com tudo o que foi vivenciado durante a oficina. “Esse trabalho de pesquisa e resgate dessa instrumentação têm um papel social muito importante, pois transmite um conhecimento de uma arte que abrange a ancestralidade presente na cultura do Tocantins. O som dos tambores é ancestral e cultural, os ritmos e sequências de diversos toques, nos remetem à nossa história, a nossa origem, nosso corpo vibra e dança no ritmo das batidas dos tambores tradicionais. Um privilégio participar de um momento de tamanha riqueza!”, expressou a professora.

Produtor executivo da Orquestra Viva Música, Eduardo Andrade, que é também músico, afirmou que a experiência foi transformadora. “A música tradicional brasileira tem uma vitalidade e uma energia que nos desafia e nos inspira de maneiras inesperadas”, comentou. Para ele, a iniciativa do projeto Cantos e Recantos em integrar essas vivências culturais reforça seu compromisso com a formação completa dos músicos, abrindo portas para novas possibilidades criativas e interpretativas.

O workshop de Marcio Bello é parte de uma série de atividades promovidas pelo Cantos e Recantos, que visa enriquecer o repertório e a experiência musical de seus participantes. Com iniciativas como essa, o projeto continua a ser um ponto de encontro vital para a troca de conhecimentos e a celebração da diversidade musical.

Sobre o Projeto Cantos e Recantos:

Com o objetivo de unir arte, cultura e turismo, o projeto “Cantos e Recantos do Tocantins” está sendo apresentado, desde o mês de Maio, em cidades turísticas do Tocantins. A iniciativa é da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A primeira etapa do projeto se inicia no dia 11 de Maio, com apresentação de concerto musical em Arraias, em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Posteriormente, a caravana seguiu para Dianópolis, Palmas, Natividade e Porto Nacional. A próxima apresentação está prevista para a cidade de Mateiros, no dia 6 de Julho.

Fonte: Cinthia Abreu

Sair da versão mobile