Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Projeto de cine-teatro do espetáculo “O Antiquário Frankl” estreia em Araguaína, neste sábado, 29
    Cultura

    Projeto de cine-teatro do espetáculo “O Antiquário Frankl” estreia em Araguaína, neste sábado, 29

    Por Núbia Dourado28 de janeiro de 20223 minutos de leitura

    Da redação e Ascom Adetuc

    Espetáculo aborda de conflitos e contradições da psique humana por meio de um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão

     

    A Cia de Teatro Cenaberta, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apresenta neste sábado, 29, 19 horas, no Espaço Cultural Artpalco, em Araguaína, o espetáculo teatral “O Antiquário Frankl”. O evento acontece em sessão única com entrada franca e classificação etária de 14 anos. Na ocasião, os atores Kaká Nogueira e Bell Gama realizarão oficina teatral e bate-papo após a exibição da peça.

    A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira com interpretação dos atores Bell Gama e Kaká Nogueira. A dramaturgia é do paulista Wilson Fumoy, com um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territorialidade. A produção é uma versão cinematográfica do espetáculo presencial, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo.

    Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão.

    De acordo com o ator e produtor executivo Kaká Nogueira, apesar da temporalidade e territorialidade não definidas, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante. “O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.

    “Temos no Estado grandes talentos e excelentes produções artísticas e culturais. Nesse sentido, o projeto da Cia de Teatro Cenaberta propõe uma reflexão sobre os conflitos da existência humana, além de oportunizar o acesso da sociedade à cultura e fomentando a formação de plateia”, destacou o presidente da Adetuc, Hercy Filho.

    Temporada

    A apresentação em Araguaína integra temporada de dez apresentações online, seguidas de oficinas e bate-papo propostas no projeto. A estreia de “O Antiquário Frankl” em versão cinematográfica aconteceu em Palmas, no Cine Cultura, no mês de outubro de 2021. A peça também já foi exibida nas cidades de Gurupi e Tocantinópolis, nos meses de outubro e novembro de 2021, respectivamente. Além da comunidade em geral.

    Projeto

    O projeto O Antiquário Frankl foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal – Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

    Foto: Flaviana OX/Divulgação

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPrefeitura de Palmas retorna atividades do “MudaClima” com ação na Praça da ACNO 1, nesta sexta-feira, 28
    Próximo artigo Microchips são aplicados em filhotes de jaguatirica que são destinados a criadouros

    Leia Também

    Tocantins garante R$ 12 milhões para o audiovisual em acordo com o MinC durante encontro regional

    26 de março de 2026

    Evento destaca histórias e identidades na Mostra Memórias, Culturas e Territórios

    26 de março de 2026

    Parceria com a Fundação Cultural Palmares garante realização de festival internacional no Tocantins

    26 de março de 2026

    Tocantins marca presença no Fórum Brasil Criativo da Região Norte, em Belém

    26 de março de 2026

    Fundação Cultural de Palmas abre exposição “Fragmentos do Cotidiano”

    25 de março de 2026

    Cultura junina ganha vida em novo espetáculo do Grupo Um Ponto Dois de Teatro

    25 de março de 2026
    Últimas Notícias

    Produção sustentável evita mais de 100 mil toneladas de CO₂ e ganha destaque no Tocantins

    Por Redação6 de maio de 2026

    Governo do Tocantins conclui obras de infraestrutura no Parque Agroindustrial de Paraíso

    6 de maio de 2026

    Estado apresenta uso de créditos de ICMS para fomentar negócios na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026

    Inteligência de mercado e inovação são destaque do Sebrae na Agrotins 2026

    6 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.