Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » FINEP apresenta no Tocantins linhas de financiamento para novos negócios
    Empreendedorismo em Foco

    FINEP apresenta no Tocantins linhas de financiamento para novos negócios

    RedaçãoPor Redação24 de março de 20263 minutos de leitura
    Light bulb with drawing graph
    Empresas, startups e instituições terão acesso a linhas de apoio à inovação com foco em competitividade
    O acesso a crédito qualificado ainda é um dos principais desafios para empresas que desejam inovar no Brasil, especialmente fora dos grandes centros. No Tocantins, onde a inovação avança, mas ainda enfrenta limitações estruturais, iniciativas que aproximam empreendedores de instrumentos financeiros ganham peso estratégico. É nesse contexto que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realiza, nos dias 24 e 25 desse mês, a agenda “FINEP pelo Brasil”, com encontros em Palmas, Araguaína e Gurupi.
    A programação tem como foco apresentar oportunidades de financiamento para empresas de todos os portes, startups e instituições, com destaque para o programa Finep Mais Inovação Brasil, que prevê R$ 300 milhões em recursos não reembolsáveis. Na prática, trata-se de um dos principais instrumentos federais de fomento à inovação, voltado a projetos que envolvem desenvolvimento tecnológico, novos produtos, processos ou modelos de negócio.
    Diferentemente de linhas tradicionais de crédito, o programa opera, em parte, com recursos que não precisam ser devolvidos, o que reduz o risco para empresas e estimula iniciativas que, muitas vezes, não sairiam do papel. No Tocantins, a chegada dessa agenda representa uma oportunidade de ampliar o acesso a esse tipo de instrumento, ainda pouco utilizado por empresas locais. Embora haja potencial em setores como agronegócio, bioeconomia e serviços, muitos negócios ainda operam distantes das políticas de inovação, seja por desconhecimento ou dificuldade de estruturação de projetos.
    Para a analista do Sebrae Tocantins Adelice Novak, a presença da FINEP no estado contribui para destravar um ponto central do desenvolvimento empresarial. Segundo ela, o acesso à informação qualificada sobre crédito e inovação ainda é um limitador para muitos negócios locais. Ao aproximar essas ferramentas dos empreendedores, o cenário tende a mudar.
    Ela avalia que a iniciativa cria condições mais concretas para que empresas avancem em competitividade. “Quando o empresário entende como acessar esses recursos e como estruturar um projeto, a inovação deixa de ser um conceito distante e passa a ser uma estratégia possível. Isso impacta diretamente na capacidade de crescimento e posicionamento das empresas”, afirma.
    A analista também destaca que o momento vai além da apresentação de linhas de financiamento. De acordo com ela, a agenda cumpre um papel de articulação local. Ao reunir empresas, instituições e atores estratégicos, cria-se um ambiente mais favorável à conexão e desenvolvimento. Adelice ressalta que esse tipo de rede é essencial para que o Estado avance de forma mais consistente nesse campo.
    Os encontros são gratuitos e acontecem no dia 24 de março, às 19h, em Palmas, e no dia 25 de março, também às 19h, em Araguaína e Gurupi.
    Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    “FINEP pelo Brasil” #Palmas Araguaína e Gurupi crédito FINEP inovação startups
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGastronomia do Tocantins ganha destaque em programa nacional de desenvolvimento econômico
    Próximo artigo Programação da Semana Santa 2026 é divulgada em Paraíso do Tocantins

    Leia Também

    Conselho de Desenvolvimento Econômico visita empreendimentos apoiados pelo Sebrae no Jalapão

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins leva destinos e negócios turísticos à ABAV Expo 2026

    1 de outubro de 2026

    Palmas recebe Plantão Tira-Dúvidas sobre processo eleitoral do CNPC

    25 de setembro de 2026

    Emprestar o nome para abrir CNPJ? Sebrae alerta para os perigos da prática

    24 de setembro de 2026

    Startup do Tocantins ganha destaque internacional com solução inovadora para ensino de matemática

    24 de setembro de 2026

    ALI Produtividade inicia novo ciclo com foco em inovação e crescimento dos pequenos negócios

    23 de setembro de 2026
    Últimas Notícias

    Candidata a deputada federal, chef Ruth Almeida participa de caminhada em Araguaína

    Por Redação2 de outubro de 2026

    Tocantins fortalece promoção turística e amplia oportunidades de negócios na ABAV Expo 2026

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins promove Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional na ABAV Expo

    2 de outubro de 2026

    Conselho de Desenvolvimento Econômico visita empreendimentos apoiados pelo Sebrae no Jalapão

    2 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.