Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » A 4ª Festa da Colheita da Jabuticaba apresentará a tradicional visita aos pomares em Taquaruçu
    Gastronomia

    A 4ª Festa da Colheita da Jabuticaba apresentará a tradicional visita aos pomares em Taquaruçu

    Por Núbia Dourado25 de outubro de 20222 minutos de leitura

    A 4ª Festa da Colheita da Jabuticaba, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro na Praça da Criança, promete agitar o Distrito de Taquaruçu com uma variedade de pratos gastronômicos à base da fruta e apresentações culturais. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), é parceira da iniciativa para fomentar o desenvolvimento turístico, empreendedorismo gastronômico e econômico do distrito.

    A festividade, que celebra a época da colheita da fruta nacional, chega a sua quarta edição com a tradicional visita aos pomares e exposição de artesanatos. A programação conta com algumas novidades, como, por exemplo, a exposição fotográfica e de livros, a participação da rota gastronômica, que vai oferecer ao público nos estabelecimentos comerciais do distrito diversas opções de delícias produzidas com o uso da fruta, o espaço kids para a criançada e apresentações de artistas regionais, que serão divulgados nos próximos dias.

    “É com muita satisfação que a gestão municipal abraçou a causa e apoia a realização de mais um importante evento no Distrito de Taquaruçu. A festividade da Colheita é uma grande oportunidade para os empreendedores apresentarem ao público os seus produtos. Nossa expectativa é que o evento, além de fortalecer a cena cultural e o turismo, possa beneficiar economicamente toda a classe empreendedora do distrito”, destacou o secretário da Sedem, Gustavo Bottós.

     

    A Festa

    Em 1977 um antigo morador da região conhecido como Mauro Batista adquiriu a primeira muda de Jabuticaba e trouxe para o Distrito de Taquaruçu. Pouco tempo depois,  com  essa muda inicial ele conseguiu plantar diversos pés na sua propriedade, que ficou conhecida como a fazenda da jabuticaba. Hoje um dos pomares que é aberto à visitação do público durante a festa da Colheita pertence aos familiares do seu Mauro.

    De acordo com os produtores da fruta e organizadores, a festa começou após uma ideia que a empreendedora da localidade Lucyene Nascimento teve ao participar de um curso promovido pela Prefeitura de Palmas e o Sebrae/TO. Diante da imensa quantidade de pés, nasceu o movimento de celebrar a época da colheita, para que as pessoas pudessem conhecer as potencialidades da fruta. Desde então, foram realizados diversos cursos e oficinas para capacitar a comunidade com as técnicas de aproveitamento gastronômico da Jabuticaba.

     

    Fonte: Secom/Palmas

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorA Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani participa da campanha “Outubro Rosa”
    Próximo artigo Empreendedoras do Tocantins serão incentivadas através de parceria entre Sebrae e Caixa Econômica

    Leia Também

    Festival Gastronômico de Taquaruçu 2026 tem 141 inscrições homologadas

    25 de julho de 2026

    Seu Jorge será a atração de abertura do 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    25 de julho de 2026

    Outback estreia no Tocantins com doação de R$ 20 mil para instituição social

    20 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu amplia prazo de inscrições até o dia 21

    18 de julho de 2026

    Circuito Gastronômico da Graciosa valoriza sabores regionais durante o Palmas Férias

    15 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu encerra inscrições na próxima sexta-feira, 17

    14 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Palmas Férias leva lazer, cultura e entretenimento à Praia da Graciosa

    Por Redação25 de julho de 2026

    Festival Gastronômico de Taquaruçu 2026 tem 141 inscrições homologadas

    25 de julho de 2026

    Porto Nacional leva história e legado do Padre Luso à ExpoCatólica

    25 de julho de 2026

    Seu Jorge será a atração de abertura do 20º Festival Gastronômico de Taquaruçu

    25 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.