Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Prefeitura de Palmas ouve demandas do setor de bares e restaurantes
    Gastronomia

    Prefeitura de Palmas ouve demandas do setor de bares e restaurantes

    Por Núbia Dourado11 de maio de 20214 minutos de leitura
     
     

    Da Redação e Ascom Prefeitura de Palmas

     

    Representantes da Abrasel-TO foram recebidos por membros do COE em reunião nesta terça-feira, para dialogar sobre as medidas sanitárias que impactam o segmento

     

    O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) reuniu-se com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-TO), na manhã desta terça-feira, 11, para dialogar com o segmento sobre as medidas sanitárias de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus que impactam o setor. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde (Semus) e contou com as presenças de membros da diretoria da entidade e de secretários municipais.

     

    Na oportunidade, foi apresentado um resumo dos decretos municipais editados desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19, em março de 2020, até o momento. O resumo focou nas medidas que afetam diretamente o segmento, paralelamente aos indicadores da doença nas respectivas datas de edição dos decretos. Indicadores estes que são norteadores na tomada de decisões sobre o funcionamento das atividades não essenciais, visando reduzir a transmissibilidade do vírus.

     

    O secretário-executivo da Saúde e presidente do COE, Daniel Borini, explicou que o coronômetro, ferramenta auxiliar no acompanhamento da evolução do cenário epidemiológico e da capacidade instalada para o enfrentamento da Covid-19, é um dos norteadores para a adoção de medidas sanitárias. “O COE se utiliza de todas as ferramentas possíveis, como o coronômetro, para orientar a gestão quanto às medidas a serem tomadas. Quem toma as decisões é a gestão municipal, com secretários de diversas áreas juntamente com a prefeita, sempre muito bem municiada de informações técnicas e base científica que retratam tanto o cenário presente, quanto projeções futuras”, disse Borini.

     

    Empresários

     

    A presidente da Abrasel-TO, empresária Ana Paula Setti, falou sobre as dificuldades que o setor vem enfrentando desde o início da pandemia, e reforçou o compromisso dos associados de respeitar os protocolos sanitários. “O comércio nunca parou, seja seguindo as medidas restritivas ou na ilegalidade, por isso viemos em busca de uma parceria com o COE para tentarmos flexibilizar, seguindo todos os protocolos necessários, pois temos capacidade de atender às normas.”

     

    Proprietário do restaurante Dona Maria Beach, o empresário Daniel Oliveira destacou, além do compromisso do segmento de bares e restaurantes com seus funcionários, o respeito às medidas sanitárias.  “Queremos trabalhar dentro do estipulado pelo COE, pois sabemos que têm aqueles que atuam na ilegalidade. Mas acreditamos que é possível, desde que cumprindo todas as normas e exigências.”

     

    Cautela

     

    O secretário interino da Saúde (Semus), Thiago Marconi, manifestou solidariedade ao setor, mas deixou claro que a preocupação primeira da administração municipal é com a vida dos palmenses. “Não estamos contra com o comércio, ao contrário, pensamos e queremos retomar as atividades normalmente, mas temos que ter cautela, pois a pandemia infelizmente não acabou. Tanto que estamos aparelhando a Saúde, pois caso tenhamos uma terceira onda, devemos estar preparados.”

     

    Em vigor desde esta segunda-feira, 10 de maio, o Decreto nº 2.044 ampliou para 50% da capacidade do estabelecimento, o limite de clientes atendidos dentro dos restaurantes, no horário das 11h às 15h, todos os dias da semana. Mas manteve a suspensão do atendimento presencial no período da noite, inclusive para os bares. A reivindicação da Abrasel é a liberação do atendimento presencial até às 23 horas, mantendo o limite de 50%.

     

    “A proposta apresentada é interessante, mas precisamos avaliar se leva em consideração a área técnica da saúde ou apenas o impacto financeiro desses comércios. A gestão não tem interesse em fechar nada, mas as medidas restritivas são tomadas conforme necessidade apresentada pelo COE”, destacou o procurador-geral do Município, Mauro Ribas.

     

    Daniel Borini se comprometeu a levar a proposta da Abrasel para discussão no COE, e agendou para esta quinta-feira, 13, nova reunião com o setor para apresentar uma resposta. “Saio daqui com outra perspectiva”, disse Ana Paula, que estava acompanhada do assessor jurídico da entidade, Gustavo Pereira.

     

    Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Carlos Braga, e da Casa Civil, Agostinho Júnior, e o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Raimundo Cavalcante Júnior.

     

    Para mais informações sobre a Covid-19, acesse o site Plantão Coronavírus.

     
    Fotos: Raíza Milhomem
     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorPARCERIA – Fourmaq e Mesa Brasil Sesc Tocantins fecham parceria para doação de cestas básicas
    Próximo artigo Nival Correia é destaque no Cena Protagonista desta quarta-feira

    Leia Também

    Raízes Gastronômicas destaca resultados da curadoria no Festival Gastronômico de Araguaína

    1 de outubro de 2026

    Érick Jacquin é atração confirmada no Festival Gastronômico de Araguaína

    24 de setembro de 2026

    Inscrições abertas para comerciantes interessados em participar do Festival do Chambari

    22 de setembro de 2026

    Festival do Chambari abre inscrições para empreendedores em Paraíso

    14 de setembro de 2026

    3 Palavrinhas leva música, alegria e diversão ao encerramento infantil do FGT 2026

    7 de setembro de 2026

    Lucas Corazza e Lindolfo Neto destacam sabores e técnicas no Cozinha Show

    6 de setembro de 2026
    Últimas Notícias

    Candidata a deputada federal, chef Ruth Almeida participa de caminhada em Araguaína

    Por Redação2 de outubro de 2026

    Tocantins fortalece promoção turística e amplia oportunidades de negócios na ABAV Expo 2026

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins promove Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional na ABAV Expo

    2 de outubro de 2026

    Conselho de Desenvolvimento Econômico visita empreendimentos apoiados pelo Sebrae no Jalapão

    2 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.