Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi
    Natureza

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    Por Núbia Dourado10 de setembro de 20252 minutos de leitura
    Os animais receberam alimentação adequada a cada espécie - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

     

    Animais resgatados chegaram ao Cefau nesta quarta-feira, 10

     

     

    O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da equipe do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), recebeu, nesta quarta-feira, 10, mais de 100 animais silvestres de diferentes espécies. Os animais foram apreendidos durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Gurupi, na última terça-feira, 09.

    A ação ressaltou na apreensão de uma ema filhote, três maitacas-de-cabeça-azul, cinco araras-azul, três jabutis piranga, três macacos mão-de-ouro, nove macacos-prego, duas anacãs, 16 pássaros pretos, 55 jandaias-verdadeiras e 10 pipiras-vermelha.

    Durante a fiscalização da PRF, as equipes do Naturatins de Gurupi foram acionadas para recolher os animais. Por se tratar do período noturno, os animais permaneceram sob cuidados e observação na unidade local e, na manhã desta quarta-feira, 10, foram transportados ao Cefau, em Palmas, onde receberam os atendimentos necessários.

    Após avaliação e cuidados, alguns animais foram devolvidos à natureza, enquanto outros permanecem em observação, mas em bom estado de saúde.

    A coordenadora do Cefau, Mayumi Matuoca, explicou em que condições os animais chegaram e quais procedimentos foram realizados. “Os animais provenientes da apreensão chegaram ao centro em diferentes condições de saúde. Muitos eram filhotes e, por isso, receberam atenção imediata, incluindo atendimento veterinário e alimentação adequada a cada espécie. Em seguida, todos passaram por triagem clínica e identificação individualizada. Aqueles que apresentaram bom estado de saúde e comportamento compatível com a espécie, como os passeriformes, foram prontamente devolvidos à natureza em áreas adequadas para soltura. Já os filhotes e os animais que necessitam de cuidados adicionais permanecem em reabilitação, recebendo acompanhamento especializado até estarem aptos a retornar ao habitat natural”, esclarece.

    Cefau

    O Cefau foi criado com o objetivo de proteger a fauna silvestre, por meio da realização de ações de assistência a animais em situação de risco, do desenvolvimento de atividades socioambientais e educativas, e do combate ao tráfico de animais.

     

    Fonte: Ascom/Naturatins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNovo gestor da Seduc, Hércules Jackson inicia mandato fortalecendo cooperação com a Undime
    Próximo artigo Palmas abre seleção para 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural

    Leia Também

    Edital do Governo do Tocantins fortalece inovação voltada ao meio ambiente

    13 de maio de 2026

    Tocantins avança em ações sustentáveis com proposta de Comitê de Logística Reversa

    12 de maio de 2026

    Com menor índice de desmatamento ilegal do país, Tocantins reforça compromisso ambiental na Agrotins

    12 de maio de 2026

    Parque Estadual do Lajeado celebra 25 anos como referência em preservação ambiental no Tocantins

    12 de maio de 2026

    FMA realiza ações de conscientização ambiental durante a Agrotins 2026

    9 de maio de 2026

    Governo do Tocantins destaca São Salvador por ações voltadas à destinação correta de resíduos

    7 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Tocantins divulga calendário de editais da PNAB Ciclo 2

    Por Redação13 de maio de 2026

    Rastreabilidade ganha protagonismo e fortalece agro do Tocantins na Agrotins 2026

    13 de maio de 2026

    Sebrae abre inscrições para programas de inovação com mais de R$ 1 milhão em premiações

    13 de maio de 2026

    Novas oportunidades de negócios movimentam pequenos empreendedores na Agrotins 2026

    13 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.