A eletiva ‘O verde pede carona’ está presente na matriz curricular do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins
Entre as boas práticas educacionais realizadas pelas escolas estaduais, durante o ano de 2022, destacam-se as atividades das eletivas. É o caso da ‘O verde pede carona’, presente na matriz curricular do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins. A eletiva teve como objetivo mostrar aos alunos a amplitude dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à biodiversidade e propõe uma reflexão sobre as atitudes que podem mudar o panorama atual.
No segundo semestre, a eletiva ‘O verde pede carona’ teve como tema a ‘biodiversidade com seus recursos e impactos ambientais’, e proporcionou aos alunos uma diversidade de experiências, para que pudessem ampliar a consciência sobre as questões relativas aos problemas ambientais e assumissem, de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à proteção e conservação da biodiversidade. Este componente curricular oportunizou o aprendizado acerca dos eixos formativos, formação para vida e excelência acadêmica, ao viabilizar o aprofundamento de conhecimento em conteúdo das disciplinas de Geografia, Química e Biologia.
Conforme explicou o professor de Geografia e Sociologia, Jean Vagno Alves Araújo, educador que propôs a eletiva, a ação tem como objetivo criar multiplicadores. “Nosso projeto visou principalmente o aprendizado e a sensibilização dos alunos da unidade escolar, proporcionando um conhecimento teórico e prático que beneficiará não só a unidade de ensino, mas toda a comunidade, especialmente pelo potencial do compartilhamento das aprendizagens”, concluiu.
As atividades foram realizadas por meio de aulas de campo, textos, palestras, seminários, debates e vídeos que auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A meta era conscientizar e mostrar aos alunos a importância de preservar, cuidar e zelar do meio ambiente, a partir de hábitos simples que começam em casa, como descarte seletivo do lixo e uso de materiais recicláveis. Além disso, a ação teve como objetivo fazer com que os estudantes aplicassem e replicassem os conhecimentos adquiridos, com o propósito de evitar diversos problemas ambientais enfrentados na atualidade, como desmatamentos, queimadas, poluição das águas, do solo e do ar.
Para a aluna Lorenna Soares de Carvalho, estudar mais sobre o meio ambiente e poder colocar a teoria em prática foi muito satisfatório. “Começamos com debates em sala de aula sobre poluição, desmatamento e aquecimento global. Visitamos alguns lugares, como o córrego Correntinho, onde realizamos a limpeza das margens; o viveiro de Miracema, onde pegamos as mudas para o paisagismo que realizamos na escola. Foi interessante visitar também o viveiro de Palmas, lá adquirimos plantas frutíferas e pudemos visualizar toda a diversidade do Parque Cesamar, foi muito legal. Por fim reciclamos galões de água para fazermos cestas de lixo que serão utilizadas na escola”, relatou a estudante.
Fonte: Ascom Seduc
DEIXE O SEU COMENTÁRIO