Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Escola Estadual do Tocantins ganha destaque com prática educacional com o projeto ‘o verde pede carona’
    Natureza

    Escola Estadual do Tocantins ganha destaque com prática educacional com o projeto ‘o verde pede carona’

    Por Núbia Dourado27 de dezembro de 20223 minutos de leitura
    Lixeiras produzidas com materiais recicláveis Crédito: Divulgação Seduc/Governo do Tocantins

    A eletiva ‘O verde pede carona’ está presente na matriz curricular do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins

     

    Entre as boas práticas educacionais realizadas pelas escolas estaduais, durante o ano de 2022, destacam-se as atividades das eletivas. É o caso da ‘O verde pede carona’, presente na matriz curricular do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins. A eletiva teve como objetivo mostrar aos alunos a amplitude dos inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à biodiversidade e propõe uma reflexão sobre as atitudes que podem mudar o panorama atual.

    No segundo semestre, a eletiva ‘O verde pede carona’ teve como tema a ‘biodiversidade com seus recursos e impactos ambientais’, e proporcionou aos alunos uma diversidade de experiências, para que pudessem ampliar a consciência sobre as questões relativas aos problemas ambientais e assumissem, de forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados à proteção e conservação da biodiversidade. Este componente curricular oportunizou o aprendizado acerca dos eixos formativos, formação para vida e excelência acadêmica, ao viabilizar o aprofundamento de conhecimento em conteúdo das disciplinas de Geografia, Química e Biologia.

    Plantio de mudas para arborização do CEM Dona Filomena

    Conforme explicou o professor de Geografia e Sociologia, Jean Vagno Alves Araújo, educador que propôs a eletiva, a ação tem como objetivo criar multiplicadores. “Nosso projeto visou principalmente o aprendizado e a sensibilização dos alunos da unidade escolar, proporcionando um conhecimento teórico e prático que beneficiará não só a unidade de ensino, mas toda a comunidade, especialmente pelo potencial do compartilhamento das aprendizagens”, concluiu.

    As atividades foram realizadas por meio de aulas de campo, textos, palestras, seminários, debates e vídeos que auxiliaram no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.  A meta era conscientizar e mostrar aos alunos a importância de preservar, cuidar e zelar do meio ambiente, a partir de hábitos simples que começam em casa, como descarte seletivo do lixo e uso de materiais recicláveis. Além disso, a ação teve como objetivo fazer com que os estudantes aplicassem e replicassem os conhecimentos adquiridos, com o propósito de evitar diversos problemas ambientais enfrentados na atualidade, como desmatamentos, queimadas, poluição das águas, do solo e do ar.

    Estudantes do CEM Dona Filomena, de Miracema, produzindo lixeiras a partir de galões de água que seriam descartados

    Para a aluna Lorenna Soares de Carvalho, estudar mais sobre o meio ambiente e poder colocar a teoria em prática foi muito satisfatório. “Começamos com debates em sala de aula sobre poluição, desmatamento e aquecimento global. Visitamos alguns lugares, como o córrego Correntinho, onde realizamos a limpeza das margens; o viveiro de Miracema, onde pegamos as mudas para o paisagismo que realizamos na escola. Foi interessante visitar também o viveiro de Palmas, lá adquirimos plantas frutíferas e pudemos visualizar toda a diversidade do Parque Cesamar, foi muito legal. Por fim reciclamos galões de água para fazermos cestas de lixo que serão utilizadas na escola”, relatou a estudante.

     

    Fonte: Ascom Seduc

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo Anterior‘Escuta Essa Ideia’ é a primeira temporada de videocast produzida pelo Sebrae
    Próximo artigo Réveillon 2023 em Palmas: Conheça lugares para curtir a virada do ano

    Leia Também

    ETI Fidêncio Bogo realiza programação especial voltada à preservação ambiental

    30 de maio de 2026

    Manejo sustentável do capim-dourado é tema de encontro promovido pelo Naturatins

    18 de maio de 2026

    Naturatins promove doação de mudas nativas durante a Agrotins 2026

    15 de maio de 2026

    Edital do Governo do Tocantins fortalece inovação voltada ao meio ambiente

    13 de maio de 2026

    Tocantins avança em ações sustentáveis com proposta de Comitê de Logística Reversa

    12 de maio de 2026

    Com menor índice de desmatamento ilegal do país, Tocantins reforça compromisso ambiental na Agrotins

    12 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Ruth Almeida apresenta a gastronomia do Cerrado na maior feira do setor na América Latina

    Por Redação3 de junho de 2026

    Governo do Tocantins amplia implantação de Centros de Comércio Popular em todo o estado

    3 de junho de 2026

    Cine Quebrada transforma sessões de cinema em espaços de diálogo e aprendizado

    3 de junho de 2026

    Juventude de Lajeado une moda sustentável e identidade cultural em projeto criativo

    3 de junho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.