Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia para compor a capa do Guia de Abelhas Nativas do Tocantins
    Natureza

    Estão abertas as inscrições para o Concurso de Fotografia para compor a capa do Guia de Abelhas Nativas do Tocantins

    Por Núbia Dourado9 de maio de 20212 minutos de leitura

    Da Redação e Ascom Seduc


    Estudantes da educação básica, seja pública ou particular, têm até o próximo dia 28 para efetuar inscrição


    Como forma de valorizar as espécies encontradas no Estado e fomentar a educação ambiental,  a Associação dos Biólogos Tocantinenses (ATOBio), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), está com inscrições abertas para o Concurso de Fotografia para compor a capa do Guia de Bolso Ilustrado de Abelhas Nativas do Tocantins. Podem participar do certame estudantes da educação básica matriculados na rede pública ou particular de ensino do Tocantins.

    As inscrições começaram nesta sexta-feira,  7, e terminam no dia 28 deste mês e são feitas exclusivamente por meio do seguinte endereço eletrônico: [email protected]. Para participar o estudante deve enviar fotografia inédita de quaisquer espécies de abelhas vivas em seu ambiente ou em atividade natural.

    Junto à fotografia também devem ser enviados a ficha de inscrição preenchida e assinada, conforme modelo disponibilizado em edital, e o formulário de cessão de uso da imagem, também assinado pelo autor da foto.

    Não há limite de número de fotografias enviadas pelo participante, nem exigência em relação ao equipamento utilizado para a produção das fotos, podendo ser captadas com celulares ou câmeras digitais de qualquer tipo.

    Para a diretora de Desenvolvimento Científico e Profissional da Seduc,  Fabricia Neli Johann Martins, “a escolha de uma capa entre as produções fotográficas dos estudantes valoriza a abordagem diversificada de temas relativos à educação ambiental, além de estimular a criatividade e o potencial artístico do estudante, que tem a oportunidade de ter sua foto apresentada com destaque e ilustrando esse importante guia”, frisou.

    Seleção e resultado

    Será selecionada uma imagem para compor a capa do guia das abelhas do Tocantins, seleção a ser realizada pela comissão técnica composta por fotógrafos parceiros, equipe da ATOBio, Seduc e UFT. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2021 como parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Espécies

    As espécies descritas no guia têm por nomes populares: Boca de Renda, Boca de Sapo, Boca de Vidro, Borá,  Feiticeira, Irai, Irapuá, Irapuá Amarela/Vermelha, Jataí, Jataí do Chão, Lambe Olhos,  Limão,  Marmelada, Mocinha Preta, Olho de Vidro, Sanharão, Tataíra,  Tiúba,  Tubi Bravo, Tubi Manso, Uruçu Amarela, Uruçu do Chão e Chupé.

     

     

     

    Foto da Web

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorEm Palmas, rotina de acompanhamento das gestantes alinha cuidado contínuo da mulher e da criança
    Próximo artigo Prêmio Poesia em Movimento vai premiar estudantes de escolas públicas do Tocantins

    Leia Também

    Manejo sustentável do capim-dourado é tema de encontro promovido pelo Naturatins

    18 de maio de 2026

    Naturatins promove doação de mudas nativas durante a Agrotins 2026

    15 de maio de 2026

    Edital do Governo do Tocantins fortalece inovação voltada ao meio ambiente

    13 de maio de 2026

    Tocantins avança em ações sustentáveis com proposta de Comitê de Logística Reversa

    12 de maio de 2026

    Com menor índice de desmatamento ilegal do país, Tocantins reforça compromisso ambiental na Agrotins

    12 de maio de 2026

    Parque Estadual do Lajeado celebra 25 anos como referência em preservação ambiental no Tocantins

    12 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Palacinho recebe programação especial da 24ª Semana Nacional dos Museus

    Por Redação19 de maio de 2026

    Cultura abre inscrições para editais do Ciclo 2 da PNAB no Tocantins

    19 de maio de 2026

    Cultura encerra programação na Agrotins celebrando a identidade tocantinense

    18 de maio de 2026

    Artesanato tocantinense brilha no Pavilhão da Cultura da Agrotins 2026

    18 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.