Da Redação e Ascom Semed
Ação acontece nesta quarta-feira, 08, a partir das 9 horas, na sede da unidade escolar
A ETI Padre Josimo, localizada na quadra Arno 31, em Palmas, vem promovendo desde novembro uma série de ações voltadas à sensibilização dos alunos quanto à importância da preservação do meio ambiente e da arborização urbana como fator de qualidade de vida. Após a exibição de filmes e realização de palestras abordando o tema e trazendo informações como melhores espécies, escolha do local adequado, etapas do processo e importância das árvores, o plantio acontece nesta quarta-feira, 08, a partir das 9 horas.
O plantio será realizado no estacionamento da unidade escolar, nas proximidades da quadra de esportes e do auditório, no corredor que dá acesso à horta e também no fundo da escola, onde acontece a entrada e saída dos alunos.
A iniciativa do idealizador do projeto e professor Roneglesses Milhomem parte da premissa que a arborização urbana é de extrema importância para amenizar a temperatura e melhorar a qualidade do ar, de forma que a sensibilização ambiental possa repercutir em melhor qualidade de vida. “É um trabalho que gera conhecimento e habilidades voltadas para a preservação do meio ambiente, e ainda iremos ocupar os espaços ociosos da escola”, disse.
O objetivo da equipe gestora é sensibilizar as crianças sobre a importância das árvores no cotidiano e a necessidade da preservação ambiental, além de conhecer as etapas do plantio e crescimento de uma árvore e compreender os ciclos do oxigênio e do gás carbônico. Os alunos ainda poderão se ver como atores principais na mudança da paisagem da sua escola e perceber a necessidade de a educação ambiental ser vivenciada com mais responsabilidade. “Queremos reforçar o aspecto didático e também propiciar que eles se reconheçam como cidadãos ativos e críticos, envolvidos com o zelo ao meio ambiente de forma cooperativa”, complementa o professor.
A diretora da escola, Luciana Kramer, salienta que o projeto beneficiará os alunos que estão matriculados hoje e também as futuras gerações, e ressalta as parcerias estabelecidas com a Fundação de Meio Ambiente, que doou as mudas, e com o Ruraltins e Secretaria Municipal de Agricultura, que estão provendo a assistência técnica. “Atualmente sentimos falta de espaços sombreados na escola, e com o tempo esta necessidade será sanada. Mas além dos benefícios das árvores, nosso grande ganho é o envolvimento dos alunos, que irão apadrinhar, cuidar destas plantas e acompanhar seu desenvolvimento. É um projeto para o presente e para o futuro”, finaliza a diretora.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO