Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas
    Natureza

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    RedaçãoPor Redação8 de junho de 20253 minutos de leitura
    O coordenador do CIGMA, professor da UFT, Marcos Giongo, fez a apresentação das ferramentas disponibilizadas pelo CIGMA. - Foto Marcel de Paula/Governo do Tocantins

     Por Fábia Lázaro Luiz

     

    Plataforma tem como objetivo apoiar gestores públicos, órgãos de controle e a sociedade na tomada de decisões e na formulação de políticas voltadas à proteção ambiental.

    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), lançou o portal do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA) para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas no estado. O evento ocorreu na sala de reuniões da Semarh, na última quarta-feira,04,  e integrou a programação da Semana do Meio Ambiente 2025.

    A plataforma CIGMA Tocantins consolida dados ambientais e tem como objetivo apoiar gestores públicos, órgãos de controle e a sociedade na tomada de decisões e na formulação de políticas voltadas à proteção ambiental. O portal disponibiliza dados e indicadores ambientais, permitindo análises temporais, identificação de padrões e elaboração de relatórios dinâmicos e visualizações interativas para indicar tendências e oportunidades de melhoria.

    Durante o evento, estiveram presentes autoridades como a comandante-geral e de Ações de Defesa Civil, Cel. QOBM Andreya Bueno; o comandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ten. Cel. QOPM Geraldo Magela; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público Estadual, Henrique Garcia; o juiz de direito e coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), Dr. Wellington Magalhães; e o diretor-presidente da Tocantins Parcerias (Topar), Aleandro Lacerda.

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que o CIGMA fortalece a governança ambiental no estado, promovendo mais transparência e contribuindo diretamente para o combate ao desmatamento, às queimadas e outras irregularidades. “O CIGMA é um centro de referência em dados e inteligência ambiental, essencial para decisões estratégicas do Governo”, afirmou.

    A estrutura do CIGMA conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas responsáveis por análises precisas, com o uso de mapas interativos e visualizações geoespaciais de alta complexidade. A plataforma integra, de forma inovadora, diferentes bases de dados ambientais e estratégicas, promovendo a eficiência institucional.

    Segundo o coordenador do CIGMA, professor da Universidade Federal do Tocantins, Marcos Giongo, o CIGMA representa um marco para o Tocantins na modernização da gestão ambiental já que a plataforma foi concebida com o propósito de transformar dados em informações acessíveis e úteis para toda a sociedade, além de apoiar diretamente as atividades técnicas e de gestão do estado.

    “ Seu principal diferencial está na capacidade de integrar, de forma inovadora, bases de dados ambientais com outras fontes estratégicas, promovendo a eficiência e a integração institucional. Essa conquista é resultado de um esforço coletivo, construído com o trabalho dedicado de diversas instituições e profissionais, aos quais deixo meu profundo agradecimento,”afirmou.

    Para o juiz Wellington Magalhães, do Nupref, a iniciativa é estratégica para o fortalecimento institucional. “O CIGMA será uma ferramenta essencial para o Ibama, o Ministério Público, o Naturatins e outras instituições. Com a criação do Núcleo de Apoio Técnico Ambiental (NAT) no Judiciário, somado ao CIGMA, teremos mais condições de tomar decisões justas, equilibradas e sustentáveis”, afirmou.

    O CIGMA foi criado por meio da Portaria Semarh nº 15, de 13 de fevereiro de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado nº 4.073, de 20 de fevereiro de 2014.

    O portal está disponível neste endereço https://cigma.to.gov.br/

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorNúbia Dourado e o Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia
    Próximo artigo MinC lança em Recife pacote de investimentos de R$ 300 milhões para impulsionar o audiovisual

    Leia Também

    Mais de mil turistas visitam as Dunas do Jalapão durante feriado prolongado

    24 de abril de 2026

    Iniciativa une capacitação e consciência ambiental com foco na moda do Cerrado

    23 de abril de 2026

    Naturatins chega aos 37 anos com foco em inovação e preservação

    22 de abril de 2026

    Parceria entre Semarh e Naturatins marca novo avanço na gestão ambiental

    16 de abril de 2026

    Naturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026

    14 de abril de 2026

    União entre Estado e setor produtivo eleva Tocantins ao topo ambiental

    10 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Expedição SOMAR Afya leva serviços de saúde e educação a comunidades do Jalapão

    Por Redação24 de abril de 2026

    Reajuste no Gás do Povo amplia oferta e reduz pressão de fatores externos

    24 de abril de 2026

    Mais de mil turistas visitam as Dunas do Jalapão durante feriado prolongado

    24 de abril de 2026

    Tenda Lilás chega à Avenida Tocantins com serviços e orientação

    23 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.