Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Natureza»Governo do Tocantins promove ações do projeto Foco no Fogo no Jalapão
    Natureza

    Governo do Tocantins promove ações do projeto Foco no Fogo no Jalapão

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado18 de julho de 20214 minutos de leitura
     
     
     
    Da Redação e Ascom Naturatins
     

    Mateiros e São Félix receberam equipes do projeto Foco no Fogo que orientaram à população sobre os riscos dos incêndios florestais

    O projeto Foco no Fogo concluiu nesta sexta-feira, 16, mais um ciclo de visitas às propriedades rurais localizadas nos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. As ações foram realizadas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e seus parceiros, membros do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo).

    As equipes já estão na estrada há mais de um mês percorrendo o interior do Estado levando orientações sobre os riscos que as queimadas nessa época do ano podem trazer para a saúde da população e ao meio ambiente. No total, já foram atendidos 20 municípios que apresentaram altos índices de queimadas no último ano, de acordo com ranking do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e dados consolidados do Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (Cemaf/UFT).

    Conforme a titular do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashida, levar o projeto Foco no Fogo à região do Jalapão, é como buscar aliar a sustentabilidade dos recursos naturais ao turismo. Os atrativos turísticos localizados nas Unidades de Conservação do Estado na localidade, bem como os pontos turísticos particulares necessitam de receber ações como esta. O Governo do Tocantins, junto com a Semarh e o Comitê do Fogo executam ações importantes de prevenção, combate e monitoramento visando a preservação da fauna, flora e recursos hídricos.

    A diretora de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS), e coordenadora da parte logística das ações,  Karynne Sotero, ressalta que “o Jalapão é um dos importantes polos turísticos do Tocantins, e o projeto Foco no Fogo cumpriu a agenda de informar aos moradores a necessidade de evitar o fogo não autorizado, principalmente a queimada caseira, feita por alguns no fundo do quintal, que além de perigosa quando foge do controle, pode ocasionar danos aos pontos de visitações turísticas da região”.  

    Em Mateiros, o prefeito João Martins Neto, recepcionou as equipes e ofereceu o suporte necessário para a execução das ações. O gestor frisou que “o momento é bem delicado e o trabalho desenvolvido pelo projeto Foco no Fogo é de fundamental importância principalmente pelo alcance nas comunidades da nossa região mais distantes e de difícil acesso”. Ainda segundo o prefeito, “a expectativa é que possamos diminuir os focos de queimadas na nossa região depois das orientações dadas à população”.

    Além da conscientização sobre as queimadas durante as visitas, as equipes ainda propõem alternativas de práticas sustentáveis, como o Manejo Integrado do Fogo (MIF). Também é informado sobre como proceder nos casos de incêndios florestais. Os proprietários rurais recebem esclarecimentos sobre a importância de contar com o suporte dos profissionais na realização da queima controlada preventiva, para evitar incêndios de grandes proporções, e da necessidade de respeitar o período de suspensão dessas queimas.

    “Ficamos satisfeitos em receber o Projeto Foco no Fogo aqui na nossa comunidade, uma vez que nem todos têm a consciência dos prejuízos que uma simples queima de folhas no quintal pode provocar aos que estão próximos e, quando descontrolado o risco se estende aos mais distantes”, afirmou o morador da zona rural do município de São Félix do Tocantins, Omário Bezerra da Cunha.

    Parceria

    Junto às atividades do projeto Foco no Fogo, vem sendo realizada ação de assistencialismo, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e Secretaria de Estado da Saúde (SES), que entregam cestas básicas com alimentos e kits de prevenção contra o novo Coronavírus (Covid-19) que contêm máscaras descartáveis e álcool em gel para famílias carentes da zona rural.

    Além dos servidores da Semarh, participaram das ações nesta semana, representantes da Defesa Civil Estadual, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prefeituras locais, Energisa e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

    As visitas nas propriedades rurais vão até o mês de agosto, e as ações do projeto Foco no Fogo seguem obedecendo todos os protocolos de segurança e prevenção neste período de pandemia. Ainda serão atendidos os municípios de Pium, Pedro Afonso, Arraias, Paranã, Almas, Icatajá, Goiatins, Filadélfia, Luzinópolis, Angico, Riachinho e Ananás.

     
     

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorRestam dois dias para realização das Inscrições do 7º Festival de Música do Jalapão
    Próximo artigo Com apoio da Adetuc, Queima dos Tambores de Taquaruçu ocorre neste sábado, 17

    Leia Também

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025

    Programa do Governo do Tocantins de preservação ambiental e compensação por créditos de carbono desperta interesse do Maranhão, que assina termo de compromisso

    25 de junho de 2025

    Governo do Tocantins lança portal do CIGMA para fortalecer o combate ao desmatamento e às queimadas

    8 de junho de 2025

    IPAM calcula risco climático de propriedades rurais, veja como participar

    5 de junho de 2025

    Governo do Tocantins realiza 1º Encontro de Secretários do Meio Ambiente

    2 de junho de 2025

    III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins inicia programação com debates e experiências práticas

    22 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.