Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Meio Ambiente lança edital para formação do Comitê das Bacias dos Rios Coco e Caiapó
    Natureza

    Meio Ambiente lança edital para formação do Comitê das Bacias dos Rios Coco e Caiapó

    RedaçãoPor Redação15 de abril de 20253 minutos de leitura
    Fernando Alves-Governo do Tocantins

    Cadastro das entidades ocorre de 22 de abril a 23 de maio de 2025 e as inscrições devem ser presenciais nos municípios que compõem as bacias hidrográficas do Comitê

    Cleide Veloso/Governo do Tocantins

    Com o apoio do Governo do Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) intensifica nesta segunda-feira, 14, a divulgação do Edital de Convocação nº 001/2025, que estabelece as normas, critérios e procedimentos que vão reger o processo eleitoral para escolha dos membros titulares e suplentes do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó (CBHRCC).

    A Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), para conduzir o processo de renovação da composição do colegiado, tornou público o edital através do Diário Oficial nº 6795/2025. Essa convocação é destinada aos representantes do Poder Público (municipal, estadual e federal), dos Usuários de Água e das Entidades da Sociedade Civil Organizada, com atuação na área da bacia.

    O cronograma tem datas definidas, o período de cadastro das entidades ocorre de 22 de abril a 23 de maio de 2025 e as inscrições devem ser presenciais nos municípios que compõem a bacia dos rios Coco e Caiapó. A divulgação dos habilitados está prevista para o dia 27 de maio, com o prazo de dois dias para apresentação de recursos e a relação final dos habilitados será publicada em 2 de junho.

    O presidente do Conselho, secretário Marcello Lelis, incentiva a ampla participação dos representantes dos diversos segmentos. “A escolha da composição deste Comitê visa a ampliação da representatividade e fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos na região, após a deliberação que regulamenta esse processo eleitoral, aprovada em plenária do Conselho, no início deste mês [3]. A coordenação de todo o processo segue sob responsabilidade da Comissão Eleitoral, que tem o compromisso de garantir a transparência de cada fase desse pleito”, destacou.

    Segundo a coordenadora titular da Comissão Eleitoral, Maria Gorete dos Santos Cordeiro, esse processo é fundamental para fortalecer a governança das Bacias Hidrográficas. “A participação de todos segmentos na gestão das águas desses rios é essencial para garantir o uso equilibrado e sustentável de um recurso natural vital. Convidamos todas as entidades atuantes na bacia a se envolverem neste momento democrático e estratégico para o futuro da região”, argumentou.

    Eleição

    Também são integrantes da Comissão, a coordenadora suplente Sônia Cristina Dantas de Brito e a membro titular Aline Vilarinho, que atuam nas etapas desse processo eleitoral.

    As Assembleias Setoriais – momento em que ocorrem as eleições por segmento – estão marcadas para o dia 5 de junho de 2025, no município de Caseara. No mesmo dia, também será realizada a eleição e posse da diretoria do Comitê.

    O CBHRCC será composto  conforme Resolução CERH nº 25/2011, cada segmento deve ocupar no mínimo 20% e no máximo 40% das vagas.

    Participação

    Podem participar do processo as entidades que estejam devidamente constituídas e que atendam aos critérios estabelecidos no edital e na legislação vigente. Cada organização deverá apresentar a documentação exigida ao seu tipo de segmento de representação.

    A ficha de inscrição e a lista completa de documentos exigidos estão disponíveis no anexo do edital e a Semarh disponibilizará todas as informações referentes ao processo eleitoral em seu site www.to.gov.br/semarh.

     

    Fonte: Meio Ambiente/TO

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGiselle Itié e Ivo Gandra estrelam a 21ª Paixão de Cristo, que promete emocionar o Tocantins
    Próximo artigo Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova sede do Ruraltins com investimento de R$ 8 milhões pelos 36 anos da autarquia

    Leia Também

    Manejo sustentável do capim-dourado é tema de encontro promovido pelo Naturatins

    18 de maio de 2026

    Naturatins promove doação de mudas nativas durante a Agrotins 2026

    15 de maio de 2026

    Edital do Governo do Tocantins fortalece inovação voltada ao meio ambiente

    13 de maio de 2026

    Tocantins avança em ações sustentáveis com proposta de Comitê de Logística Reversa

    12 de maio de 2026

    Com menor índice de desmatamento ilegal do país, Tocantins reforça compromisso ambiental na Agrotins

    12 de maio de 2026

    Parque Estadual do Lajeado celebra 25 anos como referência em preservação ambiental no Tocantins

    12 de maio de 2026
    Últimas Notícias

    Da infância ao sucesso: empreendedor transforma memórias em negócio milionário

    Por Redação19 de maio de 2026

    Comitê de Cultura reforça início das inscrições para editais da PNAB

    19 de maio de 2026

    Coca-Cola Bandeirantes conquista Troféu Carrinho de Ouro 2026 em Refrigerantes

    19 de maio de 2026

    Prefeitura abre inscrições para edital do Arraiá da Capital

    19 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.