Seguem em ritmo acelerado os trabalhos para deixar tudo pronto para a segunda edição do Projeto Lago Limpo, que acontece na manhã deste sábado, 12, em Palmas. A realização é encabeçada pelo Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), com diversos parceiros que somam mais de 300 voluntários.
A sede da CIBS será o “Quartel General” do Projeto Lago Limpo, que terá uma rápida cerimônia de abertura, às 7h, com algumas autoridades destacando a importância da ação. Em seguida as equipes serão distribuídas para diversos pontos nas cinco principais praias da Capital, aterro de acesso à Ponte da Amizade e ainda equipe de mergulhos para a captação de entulhos e pneus sob a ponte, propriamente.
Nesta manhã, dezenas de alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), atuavam na montagem de tendas no local. “O objetivo é a conscientização da população, daquele que usa o Lago com frequência. Não temos como meta catar milhões de toneladas de lixo todos os anos, ou seja, quanto menos lixo a gente conseguir retirar desses locais, mais teremos certeza de que o projeto está dando certo”, explicou o major Rafael Menezes, comandante da CIBS.
Mais de três toneladas de lixo foram coletadas em 2021, na primeira edição do Projeto. Mergulhadores da CIBS atuaram na porção do lago embaixo da ponte, de onde dezenas de pneus foram retirados. Além de fogão e até uma bicicleta velha.
São parceiros na ação: BRK Ambiental, Energisa, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRED), Agência de Trânsito e Transporte (ATTM), Prefeitura de Palmas, INVESTCO, Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins.
Fonte: Corpo de Bombeiros
DEIXE O SEU COMENTÁRIO