Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Início » Órgãos ambientais e de segurança se unem para ação conjunta e traçam estratégias de fiscalização durante a piracema
    Natureza

    Órgãos ambientais e de segurança se unem para ação conjunta e traçam estratégias de fiscalização durante a piracema

    Por Núbia Dourado6 de novembro de 20203 minutos de leitura

     

     

    Da Redação e Ascom Naturatins

     

     O gestor do Naturatins enfatizou que para essa temporada da piracema, é fundamental o mesmo engajamento da parceria integrada que ocorreu no período de defeso 2019/2020

     

     Instituições parceiras do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram nesta quarta-feira, 4, de reunião para traçarem as estratégias de fiscalização durante o período de defeso da piracema, que teve início no último domingo, 1º e segue até o dia 28 de fevereiro de 2020.

     

    Participaram do encontro representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), Polícia Militar, Delegacia Especializada de Repressão  à Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Demag) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

    Na abertura o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque agradeceu e deu boas-vindas a todos os parceiros. O gestor enfatizou também que para essa temporada da piracema, é fundamental o mesmo engajamento de parceria integrada que ocorreu no período de defeso 2019/2020.

    “Na piracema passada houve redução nos números de autuações, comparado com anos anteriores em função das atividades de Educação Ambiental e intensificação dos patrulhamentos realizados com os órgãos parceiros do Naturatins, que visam proteger as espécies da ictiofauna tocantinense, neste período de reprodução dos peixes”, afirmou Albuquerque.

     

    Na oportunidade, o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Instituto, Eliandro Gualberto, relatou a primeira ação da piracema que aconteceu no feriado de Finados, na segunda-feira, 2, nas proximidades da ponte que liga a capital Palmas, ao município de Paraíso do Tocantins. Ele disse que durante a blitz foi apreendido pescado de várias espécies e realizados autos de infração no valor de mais de sete mil de reais em multas.

     

    Ações conjuntas

     

    Albuquerque o gestor da pasta, reforçou a relevância de ações conjuntas com os órgãos ambientais e de segurança. “Vamos monitorar e fiscalizar os rios, lagos e outros cursos d’ água da bacia hidrográfica Araguaia – Tocantins. As ações serão todas integradas com os órgãos parceiros e terão como foco atividades preventivas e repressivas”, adiantou o presidente do Naturatins.

     

     

    Como parte dos encaminhamentos da reunião, ficou definida a criação de um Banco de Informações a ser compartilhado entre os órgãos, bem como a elaboração de um cronograma das ações que devem ocorrer de forma sistemática e simultânea nas regiões norte, sul e central do Estado.

     

    Também compõe a parceria integrada com o Naturatins no período de reprodução dos peixes, isto é, durante a piracema, a Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins), Fundação Municipal do Meio Ambiente, Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas, além da Guarda Metropolitana de Palmas.

     

    Foto – Naturatins/Divulgação

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorProjeto SOS Tocantins recebe mais de 7 mil máscaras doadas pela Energisa
    Próximo artigo Música e debate agitam a programação de hoje no Sesc Cultura ON

    Leia Também

    Parque Estadual do Jalapão registra aumento de 16,63% em visitação em 2025

    5 de fevereiro de 2026

    Mudas do Cerrado são distribuídas para preservar áreas de risco no Tocantins

    30 de janeiro de 2026

    Naturatins intensifica ações de proteção à piracema

    27 de janeiro de 2026

    Financiamento climático ignora comunidades vulneráveis

    23 de janeiro de 2026

    Araras-Canindés retornam ao habitat natural no Rio de Janeiro

    22 de janeiro de 2026

    Mais de 100 animais silvestres são resgatados pela PRF e encaminhados ao Naturatins em Gurupi

    10 de setembro de 2025
    Últimas Notícias

    Encontro em Palmas reúne dirigentes do Sebrae para alinhar ações em prol dos pequenos negócios

    Por Redação9 de fevereiro de 2026

    Tocantins ultrapassa meta do MEC e alcança 61% no Saeto 2025

    9 de fevereiro de 2026

    Com 33 anos de história, Guarda Metropolitana de Palmas reafirma missão

    9 de fevereiro de 2026

    Governo do Tocantins realizará nova convocação do concurso da Educação em fevereiro

    9 de fevereiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.