Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Semarh disponibiliza WhatsApp Ambiental para tirar dúvidas da população em relação às queimadas no Estado
    Natureza

    Semarh disponibiliza WhatsApp Ambiental para tirar dúvidas da população em relação às queimadas no Estado

    Por Núbia Dourado6 de julho de 20203 minutos de leitura

    O número (63) 99988-0030 ficará disponível o ano todo para prestar informações ao público externo

     

    Para tornar o contato com a população ainda mais simplificado, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) disponibilizou o WhatsApp Ambiental para àqueles que desejam tirar dúvidas. Sendo um canal de comunicação a mais, o número tem como objetivo dar assistência em relação ao combate de queimadas realizado pelo Governo do Tocantins.

    O contato será através do número (63) 99988-0030 apenas para esclarecimentos por mensagens de texto, não sendo possível realizar denúncias. O cidadão deve estar atento a todas as informações prestadas e horários de atendimento, seguindo o decreto do Estado que impõe carga horária de 6 horas e obedecendo o expediente da Semarh de 8h às 14h.

    Além do serviço de tira dúvidas, o WhatsApp também funciona para envio de atualizações diárias sobre o boletim do fogo, que trazem informações sobre as variáveis meteorológicas, e demais novidades da secretaria, ficando disponível o ano todo. Quem desejar fazer parte da lista de transmissão deverá enviar nome completo e o contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp Ambiental.

    Diante do atual cenário da pandemia do novo Coronavírus, as ações de combate aos incêndios florestais no Tocantins serão executadas com maior apoio da comunicação, levando as orientações aos proprietários rurais por meio de ligações telefônicas, mensagens e redes sociais, preservando a saúde pública e o meio ambiente.

    As ações do projeto Foco no Fogo, realizado pelos servidores da Semarh vão atender inicialmente o município de Palmas e as cidades localizadas em um raio de 80 km de distância da capital. Segundo dados do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) e da Semarh, os 12 municípios que receberão as orientações contam com aproximadamente 200 propriedades rurais e foram identificadas como as que mais apresentaram queimadas nos últimos 3 anos.

    A população poderá realizar denúncias de queimadas ilegais e incêndios florestais através dos canais oficiais dos órgãos fiscalizadores, sendo eles: Polícia Militar -190 e Linha Verde Naturatins – 0800 63 1155. Já em caso de emergência com os focos de incêndios devem ser informados diretamente ao Corpo de Bombeiros através do 193, Defesa Civil pelo 199 e a Guarda Municipal Ambiental (Palmas) ligando 153.

    Boletins Diários

    Os boletins são publicados no site institucional da Semarh, redes sociais e lista de transmissão no WhatsApp, trazendo os fatores de risco que indicam as variações de temperatura, velocidade do vento e umidade relativa do ar. Em relação à temperatura quanto mais alta ela for, maior será o risco de incêndios florestais.

    A velocidade do vento também é um fator que influencia na propagação dos incêndios. As variações da velocidade do vento vão de 25 a 48 km/h e são classificadas como risco reduzido, quando há menos vento, e risco máximo quando ultrapassam os 48 km/h. 

    Os riscos de incêndios são identificados por cores: amarelo (Risco Moderado), alaranjado (Risco Alto) e vermelho (Risco Muito Alto). A fonte dos dados é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Carlesse agradece à JBS por doação de equipamentos hospitalares para o Tocantins
    Próximo artigo Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020 seguem abertas até 15 de agosto

    Leia Também

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Mais de mil turistas visitam as Dunas do Jalapão durante feriado prolongado

    24 de abril de 2026

    Iniciativa une capacitação e consciência ambiental com foco na moda do Cerrado

    23 de abril de 2026

    Naturatins chega aos 37 anos com foco em inovação e preservação

    22 de abril de 2026

    Parceria entre Semarh e Naturatins marca novo avanço na gestão ambiental

    16 de abril de 2026

    Naturatins e Comitê do Rio Formoso lançam plano de revezamento para uso da água na estiagem de 2026

    14 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Tradicional feira volta a funcionar em Taquaruçu Grande após longo período

    Por Redação1 de maio de 2026

    Projeto “Juventude Criativa: Moda Sustentável do Cerrado” incentiva geração de renda em Palmas

    1 de maio de 2026

    Sebrae Tocantins integra discussões sobre compliance e gestão ética

    1 de maio de 2026

    Serviços e orientações chegam a mulheres indígenas em Formoso do Araguaia

    1 de maio de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.