Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Início » Aumento de água é suspenso pelo governador de Tocantins
    Política

    Aumento de água é suspenso pelo governador de Tocantins

    RedaçãoPor Redação26 de janeiro de 20263 minutos de leitura
    Medida determinada pelo governador Wanderlei Barbosa impede aumento considerado abusivo e reforça compromisso com a transparência e a proteção do consumidor (Crédito foto: Divulgação)
    Sem publicação no Diário Oficial, reajuste é suspenso pela ATR após determinação do governador, que criticou a falta de transparência e afirmou que não permitirá aumentos abusivos

    O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou, nesta segunda-feira, 26, que a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) efetue a suspensão do reajuste de 9,37% nas tarifas de água e esgoto cobradas pela BRK Ambiental nos 46 municípios atendidos pela concessionária. O aumento foi autorizado durante a gestão interina por meio da Resolução nº 13/2025, de 5 de novembro de 2025, e já estava em vigor.

    Além de considerar o reajuste prejudicial às famílias tocantinenses, o governador destacou que a medida fere princípios básicos da transparência pública, uma vez que a resolução que autorizou o aumento não foi publicada no Diário Oficial do Estado, tendo sido divulgada apenas no site da ATR.

    “A ATR está apta a suspender o reajuste e todas as medidas administrativas necessárias para impedir o aumento na conta de água. A resolução sequer foi publicada no Diário Oficial do Estado pela gestão interina, apenas no site da Agência, o que fere a transparência do ato público. Mesmo assim, o reajuste entrou em vigor. Os tocantinenses já pagam uma das contas de água mais caras do Brasil e esse aumento é injusto e abusivo. Não vamos permitir esse reajuste e a concessionária será notificada para cumprir imediatamente a decisão do Governo do Estado”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

    Atualmente, o Tocantins possui a maior tarifa de água da Região Norte, com o valor de R$ 8,01 por metro cúbico, que passaria para R$ 8,76 com o reajuste autorizado pela gestão interina. Mesmo sem conceder reajustes desde janeiro de 2023, referentes aos períodos de 2021 e 2022, quando autorizou apenas um aumento, o estado segue liderando o ranking de tarifas mais caras da região.

    O governador também ressaltou que a própria BRK Ambiental ajuizou ação judicial alegando prejuízos pela ausência de novos reajustes tarifários. No entanto, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) tem se posicionado favoravelmente à tese do Estado, reconhecendo a legalidade da não concessão de novos aumentos. Apesar disso, a gestão interina concedeu o reajuste de forma administrativa.

    “Atendendo à determinação do governador Wanderlei Barbosa, a ATR vai oficiar imediatamente a BRK para suspender os efeitos do reajuste. A decisão considera a existência de vícios formais no ato, identificados após análise técnica rigorosa realizada em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado, assegurando a necessária segurança jurídica ao Estado e aliviando o impacto no bolso dos consumidores”, pontuou o presidente da ATR, Matheus Martins.

    Reajuste

    O reajuste de 9,37% na tarifa de água e esgoto foi autorizado em 5 de novembro de 2025, durante a gestão interina, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente aos períodos de setembro de 2023 a agosto de 2024 e de setembro de 2024 a agosto de 2025, conforme documento divulgado no site da ATR. A resolução também prevê o aumento de mais de 100 serviços técnicos e operacionais prestados pela concessionária, como substituição de hidrômetro, ligação de água e religação após suspensão, o que ampliaria ainda mais o impacto financeiro para os consumidores tocantinenses.

    Fonte Assessoria de comunicação do Governo do Tocantins 

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    água ATR suspensão
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo Anterior11,4 mil famílias de Palmas ganham acesso ao Gás do Povo
    Próximo artigo Edital busca projetos para sociobioeconomia amazônica

    Leia Também

    Wanderlei Barbosa tem 73% de aprovação no Tocantins, aponta pesquisa

    5 de fevereiro de 2026

    Wanderlei Barbosa destaca importância da soja no Tocantins em evento

    30 de janeiro de 2026

    Regulação de Apps de entrega é prioridade, diz Boulos

    22 de janeiro de 2026

    STF autoriza retorno de Barbosa ao comando do Executivo estadual

    5 de dezembro de 2025

    o percorre cidades do interior e fortalece diálogo sobre pautas regionais com prefeitos e lideranças

    15 de abril de 2025

    Política se faz com união e responsabilidade”, diz Amélio durante encontro de lideranças em Paraíso

    15 de abril de 2025
    Últimas Notícias

    Encontro em Palmas reúne dirigentes do Sebrae para alinhar ações em prol dos pequenos negócios

    Por Redação9 de fevereiro de 2026

    Tocantins ultrapassa meta do MEC e alcança 61% no Saeto 2025

    9 de fevereiro de 2026

    Com 33 anos de história, Guarda Metropolitana de Palmas reafirma missão

    9 de fevereiro de 2026

    Governo do Tocantins realizará nova convocação do concurso da Educação em fevereiro

    9 de fevereiro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.