Por: Darley de Paiva
Justiça Eleitoral informou que 24.998 jovens, entre 16 e 18 anos, se encontram aptos para votar pela primeira vez no estado do Tocantins.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo dia 2 de outubro, mais de um milhão de eleitores tocantinenses poderão comparecer às urnas. Neste ano, os votos serão para deputados federais e estaduais, senador da república, governador e presidente.
A Justiça Eleitoral informou ainda que 24.998 jovens, entre 16 e 18 anos, se encontram aptos para votar pela primeira vez no estado do Tocantins, estando na faixa etária do voto não obrigatório.
Para Morgana Gurgel, estudante de jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), “muitas pessoas pensam que não é possível mudar a história do nosso país com apenas um voto, mas é muito importante, um voto pode, sim, fazer toda a diferença no futuro”. A jovem, que tem 18 anos e votará pela primeira vez, também manifestou sua satisfação por exercer o ato de cidadania. “Fico muito feliz em ver, neste ano, tantos jovens tirando seu título para votar. Minha mãe sempre me falou da importância do voto na vida do cidadão e isso me motivou a tirar o meu”, acrescentou.
Segundo o TSE, em todo o país, são 2.116.781 milhões de jovens aptos para votar. O número de eleitores nessa faixa etária teve um crescimento de 51,13% em relação às eleições de 2018. Na média nacional, a quantidade de eleitores entre 16 e 18 anos corresponde a 1,35% do eleitorado.
O interesse em exercer a cidadania demonstra que, por meio do voto, o jovem tem o poder de transformar a sociedade em que vive.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO