Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Brasil pode ser o 2º país mais infectado por coronavírus no mundo
    Políticas Públicas

    Brasil pode ser o 2º país mais infectado por coronavírus no mundo

    Por Núbia Dourado15 de abril de 20203 minutos de leitura

    De acordo com um estudo realizado pelo portal Covid-19 Brasil, que reúne pesquisadores das Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UNB), entre outros centros de pesquisas, o número de infectados pelo novo coronavírus no Brasil já ultrapassou os 313 mil indivíduos. Isso seria 15 vezes mais que o número oficial divulgado pelo Ministério da Saúde.

    Subnotificação bate recorde no país

    A subnotificação está relacionada com o número de testes que são realizados por cada grupo de um milhão de habitantes. Entre os países mais afetados pela covid-19 no mundo, o Brasil é o que realiza menos testes: são 296 testes por milhão de habitantes. Enquanto isso, os EUA testam 8.866 pessoas por milhão.

    Profissional de saúde realizando teste rápido de paciente em um hospital do Rio de Janeiro. (Fonte: Agência O Globo/Leo Martins/Reprodução)

    Profissional de saúde realizando teste rápido de paciente em um hospital do Rio de Janeiro. (Fonte: Agência O Globo/Leo Martins/Reprodução)Fonte:  Agência O Globo/Leo Martins 

    Número de infectados pode ser de 12 a 15 vezes maior que o oficial

    Dois grupos de pesquisas diferentes apresentaram duas projeções em relação ao número de infectados. Em ambas, a diferença entre as estimativas e os dados oficias é extremamente alarmante, pois colocam o Brasil como o segundo país do mundo no número de infectados pela covid-19, estando atrás, apenas, dos EUA.

    • Segundo o estudo feito pela Covid-19 Brasil, até sábado (11), o país tinha 313.288 infectados. Na mesma data, o Ministério da Saúde informava 20.727 casos confirmados.
    • De acordo com os cálculos do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS), formados por cientistas da PUC-RJ, Fiocruz e Instituo D’or, que utilizou uma metodologia diferente da usada pelo grupo anterior, até sexta-feira (12), o Brasil tinha mais de 235 mil casos, enquanto os número oficiais indicavam apenas 19.638. O número é 12 vezes superior ao informado pelo órgão ligado ao governo federal.

    Fonte: Ministério da Saúde/Divulgação

    Fonte: Ministério da Saúde/DivulgaçãoFonte:  Ministério da Saúde 

    Número de mortos também seria maior

    Se as subnotificações alteram o número real de infecções, o mesmo acontece com o número de pessoas que morreram com covid-19.

    Só em São Paulo, há uma fila de 30 mil exames esperando pelo resultado, incluindo testes que foram feitos com pessoas que já morreram e ainda não foi comprovado se os óbitos têm relação com a doença.

    Ministério da Saúde falhou, diz professor da USP

    De acordo com Domingos Alves, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e integrante da iniciativa Covid-19 Brasil, os dados mostram que as autoridades brasileiras (representando o Ministério da Saúde), não conseguiram monitorar adequadamente a disseminação do vírus pelo país.

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorTocantins é o primeiro estado da região Norte a contar com R$ 2 bi do FNO para socorrer as empresas
    Próximo artigo Agrotins virtual deve ser realizada em maio

    Leia Também

    Governo do Tocantins investe mais de R$ 110 milhões em infraestrutura rodoviária em 2026

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa inaugura primeira etapa da revitalização da Barragem Taboca I

    4 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa homologa concurso da Polícia Militar do Tocantins

    3 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega primeira sede própria da AEM-TO e fortalece defesa do consumidor

    3 de julho de 2026

    Governo do Tocantins lança rede de proteção e reforça combate à violência contra a mulher

    3 de julho de 2026

    Novo anel viário de Taquaruçu vai reforçar mobilidade e segurança na região

    3 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Secult prorroga inscrições dos editais do Ciclo 2 da PNAB Tocantins

    Por Redação10 de julho de 2026

    Temporada de férias fortalece pequenos negócios e valoriza a moda artesanal

    10 de julho de 2026

    Palmas Férias 2026 começa nesta sexta-feira com programação na Praia da Graciosa

    10 de julho de 2026

    Seminário reúne educadores para debater inovação e qualidade na Educação Infantil

    10 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.