Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Blog da Núbia
    Tocantins em Foco

    Lar»Políticas Públicas»Secretário Fábio Vaz leva gabinete para a Agrotins 25 anos e acompanha de perto projetos sustentáveis da rede estadual de educação
    Políticas Públicas

    Secretário Fábio Vaz leva gabinete para a Agrotins 25 anos e acompanha de perto projetos sustentáveis da rede estadual de educação

    Núbia DouradoPor Núbia Dourado15 de maio de 20254 minutos de leitura
    Um dos projetos visitados pelo secretário Fábio Vaz foi a estufa agrícola desenvolvida pelos estudantes do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio, de São Salvador

     

    Na maior feira agropecuária da região Norte, titular da Seduc cumpriu agendas institucionais e visitou inovações desenvolvidas pelos estudantes

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) segue marcando presença na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) com uma programação que vai além da exposição de projetos educacionais. Nesta quarta-feira, 14, o secretário Fábio Vaz cumpriu agendas institucionais diretamente da feira, transformando o espaço também em um ponto de atendimento do gabinete.

    Durante a programação, o secretário se reuniu com a equipe gestora da Seduc para discutir investimentos na construção de novas escolas no Tocantins. Também realizou encontros com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com a equipe da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Dianópolis.

    Além das agendas, o titular da Seduc percorreu o estande da secretaria para conhecer os projetos que as escolas da rede estadual estão apresentando na feira.

    “A Agrotins é uma experiência muito importante para a educação. É o nosso tempo, o nosso espaço para acolher servidores e estudantes e, principalmente, mostrar as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas nas escolas. É uma oportunidade grandiosa para o estudante sair do interior e vir apresentar seu projeto, conversar com o público, se conectar com o agronegócio e adquirir mais conhecimento”, afirmou Fábio Vaz.

    Estufa agrícola de baixo custo

    Durante a visita ao estande, Fábio Vaz conheceu a estufa agrícola desenvolvida pelos estudantes do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio, de São Salvador. O projeto é voltado à produção de hortaliças com baixo custo e aplicável a pequenos produtores rurais.

    A estrutura, com cerca de 3 metros por 3 metros, pode ser construída com materiais acessíveis, reduzindo significativamente os custos de implementação. A proposta não só garante aprendizado prático, mas também já transforma a realidade da própria escola.

    O estudante Matheus Henrique Gomes, que faz parte do desenvolvimento do projeto, destaca que a unidade escolar se tornou autônoma na produção de hortaliças. “O que a gente colhe serve para a alimentação dos alunos e ainda conseguimos doar para os servidores. Participar disso é muito gratificante, porque além de aprender, a gente leva esse conhecimento para outras pessoas que podem usar isso para melhorar a renda da família”, completou.

    Aquaponia: inspiração para a produção familiar

    Outro destaque foi a demonstração de um sistema de aquaponia, técnica que combina a criação de peixes com o cultivo de vegetais em um ciclo sustentável, sem uso de solo. A tecnologia chamou atenção de visitantes como Lourenço Gemaque de Oliveira, que foi à feira em busca de soluções práticas para aplicar em sua chácara.

    “Eu vim com meu filho com essa finalidade: buscar um modelo que se adequasse à nossa realidade. Estávamos pensando em hidroponia, mas conhecemos aqui a aquaponia, que é criação de peixe com horta, e vimos que pode dar um bom resultado. Peguei o contato do professor e agora vamos aprofundar esse conhecimento para aplicar lá na propriedade”, contou.

    Para Lourenço, esse tipo de iniciativa tem um importante valor social. “É interessante tanto para quem quer investir quanto para o consumidor, que passa a conhecer como funciona o processo de cultivo do produto que ele vai consumir. É uma experiência que agrega muito”, completou.

    Programação

    Além dos projetos, o estande da Seduc também oferece para os visitantes palestras gratuitas com temas atuais voltados para o setor agropecuário. Nesta quarta-feira, 14, as palestras abordaram a energia solar como benefício para o campo, uso de drones na agricultura e financiamento rural.

     

    Confira a programação desta quinta-feira, 15:

     

    9h – Letramento Climático e Sustentabilidade

     

    • José Luiz Cabral, professor do curso de Engenharia Agronômica (Unitins)

     

    14h30 – Aplicação de Geossintéticos no Controle da Erosão

     

    • Caio Cardoso Carneiro, engenheiro civil.

    Fonte: Secom Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorRede latino-americana une saberes para regenerar florestas e comunidades
    Próximo artigo Emerson Silva leva exposição sobre manifestação do Povo Krahô para São Luís-Ma

    Leia Também

    Laurez Moreira inaugura tatersal de leilões no Sindicato Rural de Palmas e ressalta papel do agronegócio na economia do Tocantins

    9 de novembro de 2025

    Governador Laurez Moreira transfere gabinete para a SES-TO e acompanha de perto a situação da saúde no Tocantins

    9 de novembro de 2025

    Governo do Tocantins inicia obras de infraestrutura na 607 Sul e amplia investimentos para a 1007 Sul

    8 de novembro de 2025

    Governador Laurez Moreira e ministro Renan Filho anunciam conclusão da Ponte de Xambioá para novembro

    7 de novembro de 2025

    Servidores do Tocantins protagonizam ações inovadoras que fortalecem a sustentabilidade e transformam o futuro do estado

    3 de novembro de 2025

    Tocantins adere ao programa Acredita e impulsiona o empreendedorismo e a geração de empregos

    30 de outubro de 2025
    Últimas Notícias

    Projeto “Ritmos do Norte” movimenta escolas de Palmas com música, dança e cultura popular

    Por Redação13 de novembro de 2025

    CAIXA LANÇA NOVA LINHA DE ATENDIMENTO DO FIRECE PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA

    11 de novembro de 2025

    “Ritmos do Norte” celebra a cultura popular com acessibilidade nas escolas de Palmas

    11 de novembro de 2025

    Bibliotecas do Tocantins recebem acervos do PNLD em ação conjunta dos ministérios da Cultura e Educação

    11 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2025 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.