Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco

    Início » Tocantins firma acordo para ampliar reciclagem de lixo eletrônico e busca se tornar referência na região Norte
    Políticas Públicas

    Tocantins firma acordo para ampliar reciclagem de lixo eletrônico e busca se tornar referência na região Norte

    Por Núbia Dourado21 de fevereiro de 20263 minutos de leitura
    A Semarh conta com um ponto de entrega voluntária (PEV) para o recebimento de equipamentos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico pós-consumo.

    O Governo do Tocantins deu um importante passo para fortalecer a gestão sustentável de resíduos e se consolidar como referência em logística reversa de eletroeletrônicos na região Norte do Brasil. Por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Organização da Sociedade Civil Programando o Futuro.
    A parceria prevê a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, como celulares, computadores, televisores e outros equipamentos sem uso. A assinatura do acordo ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Semarh, e integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), dentro do Programa Eco Hábito, que incentiva práticas sustentáveis nas instituições públicas.
    A iniciativa não envolve repasse de recursos financeiros entre as partes e tem como objetivo ampliar as taxas de reciclagem no Estado, além de garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, conforme as diretrizes da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.
    Destinação correta e mobilização institucional
    A ONG Programando o Futuro será responsável pela coleta dos equipamentos descartados no ponto de entrega voluntária e pelo encaminhamento à destinação correta, com emissão de certificado de destinação final. Já a Semarh atuará na mobilização dos servidores e no incentivo ao descarte adequado de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, além de promover a divulgação da iniciativa.
    Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a parceria contribui diretamente para a preservação ambiental e a redução de impactos negativos.
    “Com esta iniciativa estamos contribuindo para reduzir o descarte irregular desses materiais em vias públicas e áreas naturais, além de diminuir os custos com coleta e destinação final em aterros sanitários”, destacou.
    O acordo terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação e adesão de outros órgãos públicos e entidades privadas, ampliando o alcance das ações de sustentabilidade.
    Desafio ambiental e educação
    De acordo com dados apresentados pelo presidente da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion, o Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico do mundo, porém menos de 20% dos municípios possuem pontos adequados para descarte desses materiais.
    Diante desse cenário, iniciativas como esta são fundamentais para promover a educação ambiental e estimular o descarte responsável.
    A organização atua há 25 anos no país com projetos voltados à inclusão digital, preservação ambiental e desenvolvimento social. Atualmente, mantém 25 Centros de Recondicionamento de Computadores, onde jovens recebem capacitação e acesso à tecnologia.
    No Tocantins, além da implantação dos pontos de coleta, a ONG também realizará a Caravana “Eletrônico Não é Lixo”, prevista para passar pelo Estado no mês de maio, ampliando as ações de conscientização ambiental.
    A iniciativa reforça o compromisso do Tocantins com a sustentabilidade, a economia circular e a construção de um futuro mais responsável para as próximas gerações.

    Fonte: Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorAutoteste de HIV segue disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família de Palmas
    Próximo artigo Oficina de comunicação fortalece presença digital de artistas em Gurupi

    Leia Também

    Caravana das Mulheres leva serviços e cidadania a São Félix do Tocantins

    28 de abril de 2026

    Estado e Ministério das Mulheres reforçam proteção e acolhimento feminino

    28 de abril de 2026

    Municípios já podem solicitar ações do MovCEU junto à Secult

    27 de abril de 2026

    Plataforma MEC Livros chega a 25 mil títulos disponíveis ao público

    27 de abril de 2026

    Reajuste no Gás do Povo amplia oferta e reduz pressão de fatores externos

    24 de abril de 2026

    Tenda Lilás chega à Avenida Tocantins com serviços e orientação

    23 de abril de 2026
    Últimas Notícias

    Expositores têm até 2 de maio para se inscrever no Concurso Estande Sustentável

    Por Redação30 de abril de 2026

    Estudantes participam de experiência cultural com o espetáculo “Os Viajantes – Água mole em pedra dura…” 

    30 de abril de 2026

    Caravana do Meio Ambiente promove ações sustentáveis em municípios do norte tocantinense

    30 de abril de 2026

    Declaração anual do MEI deve ser enviada até 31 de maio

    29 de abril de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.