Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Autoteste de HIV segue disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família de Palmas
    Saúde

    Autoteste de HIV segue disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família de Palmas

    Por Núbia Dourado21 de fevereiro de 20262 minutos de leitura
    Crédito Foto: Gabriela Letrari

    A população de Palmas continua tendo acesso gratuito ao autoteste de HIV em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Henfil. A iniciativa garante mais autonomia, privacidade e comodidade para quem deseja realizar o exame.
    Disponível nas versões de punção digital e oral, o autoteste pode ser retirado gratuitamente e realizado no momento e local que a pessoa considerar mais adequado, sem necessidade de agendamento. O CTA Henfil funciona no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, localizado na Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110.
    A ação é promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), como parte das estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado com a saúde da população.
    Mais prevenção e acesso facilitado
    Além do autoteste, a rede municipal de saúde também disponibiliza preservativos gratuitamente. Os novos modelos são mais finos e confortáveis, oferecidos nas versões lisas e texturizadas, ampliando as opções de prevenção.
    De acordo com a coordenadora da área técnica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Semus, Larissa Timponi Medeiros, não há limite para a retirada dos materiais.
    “Uma única pessoa pode retirar quantos quiser. Isso vale tanto para o autoteste quanto para os preservativos”, destaca.
    O autoteste é uma importante ferramenta dentro da chamada prevenção combinada, que reúne diferentes métodos para reduzir o risco de transmissão do HIV e outras ISTs, respeitando as necessidades e escolhas individuais. No entanto, o uso do preservativo continua sendo a única forma de prevenção capaz de proteger contra diversas infecções sexualmente transmissíveis.
    Serviço
    Disponibilidade: Autoteste de HIV e preservativos gratuitos
    Onde encontrar:
    • Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas
    • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
    • Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Henfil
    Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges
    Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110
    Quem pode acessar:
    Todo cidadão e cidadã
    A ampliação do acesso ao autoteste reforça o compromisso com a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde, contribuindo para o diagnóstico precoce e a qualidade de vida da população palmense.

    Fonte: Ascom SEMUS

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorOportunidade no serviço público: governador anuncia concurso com 200 vagas para auditor fiscal
    Próximo artigo Tocantins firma acordo para ampliar reciclagem de lixo eletrônico e busca se tornar referência na região Norte

    Leia Também

    Dia da BCG reforça a importância da vacinação infantil contra a tuberculose

    1 de julho de 2026

    Governo do Tocantins amplia investimentos na saúde e avança com obras, UTIs e cirurgias

    30 de junho de 2026

    Expediente da Saúde em Palmas será reduzido na segunda-feira, 29, durante jogo do Brasil

    26 de junho de 2026

    Palmas ultrapassa meta de vacinação contra a poliomielite e amplia proteção infantil

    23 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Fórum debate saúde indígena com participação de lideranças e especialistas

    12 de junho de 2026
    Últimas Notícias

    Abertura de encontro cultural no Espaço Cultural reúne representantes do MinC e do Centro-Norte

    Por Redação2 de julho de 2026

    Governo do Tocantins fortalece a cultura com mais de R$ 13 milhões em investimentos

    2 de julho de 2026

    Tocantins amplia rede de segurança alimentar e chega a 100 municípios integrados ao Sisan

    2 de julho de 2026

    Startup tocantinense conquista prêmio nacional no Web Summit Rio e garante vaga no Vale do Silício

    2 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.