A vivência de território na aldeia Porteira Nrõzawi acontecerá neste sábado e é uma atividade do Projeto Identidade Brasilis.
Com 35 vagas já preenchidas, a vivência de território na aldeia Porteira Nrõzawi possibilitará um contato com a cultura e o território Xerente, a atividade acontecerá neste sábado, 29 de outubro, e é realizada pelo SESC Tocantins em parceria com o Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS).
Presidente do Instituto, Narubia Werreria será a mediadora do evento, ela conta que a vivência contará com atividades como cantos, danças, corrida de tora e um almoço com comidas típicas Akwê (Xerente).
“Será um momento muito especial de viver por um dia a cultura tradicional do Povo Akwê, tem uma relevância muito grande, pois possibilita o contato real com respeito, com festividade e valorizando os mestres tradicionais do saber indígena”.
A ativista complementa que o INDTINS está muito feliz em poder contribuir com a parceria entre a aldeia Porteira Nrõzawi e o SESC.
O projeto nacional Identidade Brasilis, do qual a vivência faz parte, é explicado pela Promotora Cultural em Música e Supervisora de Cultura no SESC, Veridiana Barreto.
“De caráter educativo, o Projeto Sesc Identidades Brasilis, trata da articulação de caminhos que visam suscitar questionamentos, fazer conhecer as produções artísticas, dialogar sobre questões referentes às memórias das sociedades originárias e afrodiaspóricas, discutir e problematizar as construções históricas que legitimaram a colonização desses dois grupos ao longo dos séculos de formação do país.”
Outros responsáveis pela ação são os líderes indígenas Eliete e Devanir Xerente, a vivência iniciará às 07 horas e terminará às 17 horas.
Conheça o INDTINS
Uma Organização da Sociedade Civil (OSC) voltada para a defesa dos direitos de Povos Originários no Tocantins, O INDTINS tem 20 anos de atuação e já desenvolveu diversas atividades de promoção de cultura e reivindicação de direitos indígenas. Para acompanhar as ações do Instituto é possível seguir suas redes sociais Instagram, Facebook e Twitter, ou se inscrever em sua newsletter.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO