Entre sonhos e artesanatos, De Papo com Núbia Dourado, apresenta a história da jovem indígena Alair Xerente

Por Raabe Andrade

 

A conversa aconteceu durante o I Encontro Cultural Índígena Xerente e destaca aspectos da cultura local

 

O segundo episódio da edição especial da websérie De Papo com Núbia Dourado foi ao ar nesta semana. O episódio gravado na aldeia indígena Xerente, Novo Horizonte, deu visibilidade ao artesanato local e aos sonhos da juventude Xerente.

 

Na ocasião, Núbia Dourado conversou com Alair Xerente, estudante e artesã. A jovem de cabelos longos e brincos de penas, típicos do artesanato indígena, demonstra timidez em frente às câmeras, mesmo assim, ela compartilha a sua história. Alair é neta do cacique Pedro, líder local e nasceu onze anos após a consolidação da aldeia Novo Horizonte, hoje a jovem tem dezoito anos.

 

Alair estuda em uma escola pública de Tocantínia e durante a pandemia, assim como boa parte dos estudantes de escola pública no país, passou a receber as atividades para fazer em casa. Ao falar dos estudos, a timidez da jovem parece se dissipar e as frases curtas transformam-se numa declaração de missão. Perguntada sobre seus sonhos para o futuro, com um pequeno sorriso, Alair responde: “Meu sonho é ser professora. Eu já estou no terceiro (ano) e meu sonho é ser professora para ensinar todo mundo que não tem estudo e principalmente a minha família e meu povo. Eu estou me esforçando muito para ajudar o povo que precisa aprender”, afirma.

 

Em seguida é apresentada a riqueza do artesanato Xerente, desde peças de decoração, até adornos para o cabelo, colares e brincos. Tudo isso, feito a partir de matérias primas locais e biodegradáveis,  como o capim dourado, a palha de buriti e sementes como a tiririca, o murubu e o fedegoso. As peças são expostas semanalmente em uma feira de Tocantínia e sua comercialização ajuda a complementar a renda dos indígenas Xerente, da aldeia Novo Horizonte.

 

Série especial

O episódio com Alair Xerente, é o segundo de uma série de três, todos gravados durante o I Encontro Cultural Índígena Xerente, que aconteceu em 19 de abril de 2021.

 

Para assistir ao episódio completo, basta clicar no link a seguir. E não deixe de se inscrever no canal da artista e compositora Núbia Dourado, para acompanhar os próximos programas.

 

Episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=-dA6UnItpeE

Sair da versão mobile