A iniciativa, integrante do Projeto Todas Fortes, realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), levou apoio e serviços essenciais aos indígenas da região, durante a caravana Todas Fortes por Elas. A caravana, que começou na sexta-feira, 5, e encerrou suas atividades no sábado, 6, incluiu mensagens de boas-vindas, apresentações culturais, atendimentos básicos de saúde e uma variedade de serviços, como consultas ginecológicas, exames de papanicolau, check-ups de saúde, cortes de cabelo, atendimento odontológico e emissão de documentos.
“Aqui, nossa missão é conscientizar e apoiar o povo indígena. O Governo do Tocantins tem se empenhado em atender às necessidades básicas das comunidades vulneráveis, e a SecMulher tem trabalhado para colocar nossos projetos em prática e estabelecer parcerias. Por isso, contamos com médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais durante esses dois dias de atendimento. As tendas foram montadas na aldeia para oferecer esse importante trabalho de prevenção e cuidado”, destacou a Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.
O prefeito de Tocantínia, João Alberto, ressaltou a importância da proximidade do Governo com a sociedade e a vitalidade das parcerias para a realização de programas como a caravana. O cacique Leomar Wainne Xerente, líder da Aldeia Nova, enfatizou a importância da ação e a necessidade de estendê-la a outros povos, destacando os benefícios como atendimento médico, odontológico e outros serviços de saúde diretamente na aldeia.
Durante os dois dias, foram realizados serviços como emissão de documentos, cortes de cabelo, atendimentos odontológicos, consultas clinicas, exames de papanicolau, consultas oftalmológicas, entrega de kits de higiene bucal, palestras e rodas de conversas. A caravana Todas Fortes por Elas, que faz parte do Projeto Todas Fortes, visa promover o empoderamento feminino, fortalecer a participação das mulheres na vida política e social, melhorar o acesso a serviços de saúde específicos e capacitar mulheres para o mercado de trabalho, com a expectativa de realizar 20 caravanas em várias regiões do estado, alcançando um público total de 10 mil mulheres.
Além das aldeias indígenas, a caravana atenderá também quilombos e as mulheres das águas, passando pelos municípios de Almas, Ananás, Aragominas, Barrolândia, Brejinho, Chapada de Areia, Colinas, Mateiros, Miracema, Muricilândia, Novo Acordo, Paranã, Porto Nacional, Santa Tereza, São Félix, São Miguel, Silvanópolis, Sítio Novo e Tocantínia.
A Caravana Todas Fortes por Elas conta com a colaboração de diversas secretarias do Governo do Estado, municípios e movimentos sociais, visando promover a cidadania entre as mulheres tocantinenses por meio de políticas públicas. Além da SecMulher, os parceiros envolvidos são a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Sest Senat, Unitins, Dsei, Funai, Faculdade de Ciências Médicas (Afya), Instituto da Visão de Palmas, Condisi, Secretaria Municipal de Saúde de Tocantínia, Hospital de Amor (Palmas/TO) e Prefeitura de Tocantínia.
Fonte: Ascom SecMulher
DEIXE O SEU COMENTÁRIO