Festa da Rapadura valoriza tradições culturais de comunidades quilombolas da região do Jalapão

Arquivo Folha do Jalapão

A comemoração busca perpetuar uma importante tradição dos quilombolas, que se destaca pela fabricação da iguaria, cujo processo é realizado de forma manual, a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal.

O enfoque e a valorização dos principais elementos que envolvem a cultura dos moradores da Povoado do Prata, comunidade remanescente de quilombo localizada no município de São Félix do Tocantins (386 km de Palmas), no Jalapão, marcam a Festa da Rapadura. O evento, que já faz parte do calendário de atividades culturais da comunidade e região, acontece nos dias 1º e 2 de julho na comunidade.

 

A produção artesanal de rapadura é marca do Povoado do Prata. O evento será realizado pela Prefeitura de São Félix, com apoio do Sebrae, Energisa e Governo do Estado.

O prefeito Carlão disse que a comunidade está pronta para receber os visitantes. “Temos muito prazer e alegria em voltar a realizar a Festa da Rapadura, que é um momento único. O Quilombo do Prata está se organizando para receber os visitantes e os moradores para celebrar esta tradição. Que todos se sintam convidados a estar conosco nestes dias de muita felicidade”, reforçou o gestor.

O objetivo do evento é valorizar a cultura tradicional da região do Jalapão como repentistas, contadores de histórias e as atividades agrícolas ligadas principalmente a cana de açúcar e mandioca. Durante a programação, a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária ministrará palestras para agricultores familiares da região.

Na programação estão previstas diversas atividades que possibilitam interação e conhecimento aos visitantes, como a demonstração da moagem da cana-de-açúcar e da produção de rapadura, rodas de conversa, bem como o roteiro de base comunitária. No local, um espaço é destinado à venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida pela comunidade.

Nas noites culturais, haverá apresentações de artistas do Povoado do Prata e de comunidades vizinhas, desfile da miss e mister da 3ª idade do grupo de idosos Viver Bem, quadrilha, entre outras atividades culturais.
Com uma programação variada, o evento deverá atrair centenas de visitantes locais e de municípios vizinhos, que encontram durante os dois dias de festa o melhor do artesanato regional, comidas típicas e pratos com produtos derivados da cana-de-açúcar, shows, apresentações culturais.

 

Confira a programação:

1º de Julho

07h – Café da Manhã
08h – Demonstração da moagem da cana de açúcar
09h– Jogos
11h– Apresentação Grupo Coral – Músico Diego Brito
12h –Almoço
14h às 15h – Roda de conversa parceiros do Prata – Sebrae, Energisa, Prefeitura, Governo do Estado e outros.
15h30 às 16h30 – Demonstração de plantas medicinais
17h– Visita ao Feirão Artesanal e Gastronomia local.
19h- Jantar
20h- Noite Cultural
. Desfile para escolha da Miss e do Mister 3° idade do Grupo de Idosos Viver Bem do Serviço de Conivência e Fortalecimento de vínculos.
. Concurso de Valsa
Show Núbia Dourado
Show Lucas do Acordeon

• Fogueira/
• Fiadeira
• Prosa
• Careta

 

Dia 02 de Julho

07h – Café da Manhã
08h -Visitas aos quintais verdes
09h-Demonstração da Moagem
12h-Almoço
14h às 15h – Visita à Feira Gastronômica
16h Palestra – Marta da Agrotins – Agroindústria
17h- Jogos
18h30 – Cozinha Show – Chef Ruth Almeida
19h- Jantar
20h- Noite Cultural
Desfile
Quadrilha
Show Lucas do Acordeon
Artistas locais/ Sobradinho do Forró

 

Fonte: Folha do Jalapão

Sair da versão mobile