Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    YouTube
    Tocantins em Foco
    • Home
    • Sobre
      • Equipe
      • Contato
    • Amazônia
    • Cultura
    • Gastronomia
    • Agro
    • Povos Tradicionais
    • Turismo
    • Mais
      • Blog Cultura & Sociedade
    Tocantins em Foco
    Início » Rito de passagem dos adolescentes da aldeia Txuri na Ilha do Bananal é uma tradição da cultura do povo Javaé
    Povos Tradicionais

    Rito de passagem dos adolescentes da aldeia Txuri na Ilha do Bananal é uma tradição da cultura do povo Javaé

    RedaçãoPor Redação8 de janeiro de 20243 minutos de leitura
    Meninos são abençoados durante cerimônia de passagem para a vida adulta da aldeia Txuri/Fotos: Manoel Júnior/Sepot - Governo do Tocantins

    Rito de passagem ocorreu em meio a chuva na Ilha do Bananal

    Em cerimônia festiva de dez dias, cinco meninos indígenas Javaé, com mais de 14 anos, se tornaram adultos na aldeia Txuri, em Formoso do Araguaia, Ilha do Bananal. Com vestimentas de palha de palmeira que cobriam rosto e corpo, adereços coloridos com penas na cabeça, os guerreiros Javaés entoavam cânticos, em meio às chuvas, enquanto rodeavam a Hèrèrawo, a “casa pequena”, onde estavam os adolescentes em passagem para vida adulta.

    A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) esteve presente na cerimônia, para prestigiar o rito de passagem dos adolescentes da aldeia Txuri, do povo Javaé.  A Sepot adota a divulgação e valorização dos costumes e tradições da população indígena como estratégia para preservar os patrimônios imateriais. Essa abordagem envolve a participação ativa em festividades e celebrações, com o objetivo de produzir materiais, de forma a documentar a vida dos povos originários do Tocantins.

    A secretária da Sepot, Narubia Werreria, afirmou que é um momento de alegria poder participar desse ritual que, para ela, é único. “Agradeço a toda a aldeia Txuri por ter nos recebido e nos acolhido aqui nesta festa tradicional que é muito importante para a nossa cultura Iny. Estamos muito felizes pelo privilégio de poder estar aqui acompanhando o Hèrèrawo”, disse a gestora

    Denominada Hèrèrawo, a festa é a iniciação de jovens Javaés (jyrès), organizada pela família dos meninos indígenas. A festa começou no dia 03 de janeiro e segue até o dia 10. Alexandre Javaé, liderança indígena, explica que assim como o Hetohoky, a “casa grande”, celebrada pelo povo Iny (Karajá, Karajá-Xambioá e Javaé), os meninos da aldeia Txuiri são conduzidos pelos guardiões (os aruanãs), onde participam de atividades na festa, incluindo brincadeiras e competições como lutas corporais.

    Os meninos também recebem ensinamentos sobre sua cultura, costumes e valores, aprendendo disciplina e respeito em todos os dias da festa cultural.  Ao final, tomam banho no rio, tiram as penas inseridas no corpo no ritual, cortam e recebem cuidados no cabelo. E por último, fazem pintura corporal, se transformando, agora, em verdadeiros adultos guerreiros, diante de toda a comunidade indígena.

    Os anfitriões convidam familiares que moram em aldeias vizinhas para participar, pois é um momento muito importante para as famílias dos jyrès, sendo os pais dos futuros adultos os responsáveis pela organização da festa, estadia e alimentação das famílias convidadas durante todo o Hèrèrawo. Cláudio Javaé, chefe de cultura tradicional da aldeia, afirmou que seu povo festeja e faz a cerimônia da transição da fase criança para adulto dos meninos indígenas Javaés em respeito às tradições. “Os meninos possuem mais de 14 anos e aguardam na Hèrèrawo o momento de se tornarem adultos. É um momento importante”, disse.

     

    Fonte: Ascom Sepot – Governo do Tocantins

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Telegrama Reddit E-mail
    Artigo AnteriorOportunidade: Governo abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo do Sine
    Próximo artigo Prazo para cadastro dos alunos novatos no Sistema Integrado de Matrículas começa nesta segunda, 8

    Leia Também

    Campanha solidária arrecada doações para famílias atingidas por incêndio na Aldeia Canoanã

    19 de setembro de 2026

    Bancada Indígena 2026 fortalece representatividade dos povos originários nas eleições

    24 de agosto de 2026

    Eleições 2026 registram número recorde de candidaturas indígenas no Brasil

    21 de agosto de 2026

    Movimento indígena apresenta projeto de país e cobra compromissos urgentes dos três Poderes

    13 de agosto de 2026

    Prefeitura de Palmas inicia censo para identificar povos e comunidades tradicionais de matriz africana

    15 de julho de 2026

    Tocantins ganha destaque no encerramento do 1º ciclo de incubação do LABTS, realizado pela UnB e Fundação Banco do Brasil

    13 de julho de 2026
    Últimas Notícias

    Candidata a deputada federal, chef Ruth Almeida participa de caminhada em Araguaína

    Por Redação2 de outubro de 2026

    Tocantins fortalece promoção turística e amplia oportunidades de negócios na ABAV Expo 2026

    2 de outubro de 2026

    Sebrae Tocantins promove Jalapão e turismo religioso de Porto Nacional na ABAV Expo

    2 de outubro de 2026

    Conselho de Desenvolvimento Econômico visita empreendimentos apoiados pelo Sebrae no Jalapão

    2 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Sobre
    • Equipe
    • Blog da Núbia
    • Contato
    © 2026 Tocantins em Foco | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.